Deputados do Partido Socialista Brasileiro (PSB) solicitaram uma audiência para debater o ensino da endometriose nos cursos de medicina no Brasil. A doença crônica afeta uma a cada seis mulheres na idade reprodutiva de todo o mundo, e as academias do país baseiam seus ensinos em uma teoria de 1927, já superada.

Em audiência marcada para esta quarta-feira (6), as comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Educação; e de Seguridade Social e Família estarão reunidas para o debate, que terá início às 15h30, no plenário 14, e que poderá ser acompanhado ao vivo pelo portal e-Democracia. Um dos convidados é o pesquisador David Redwine, cirurgião norte-americano.

Leia também:

Avanços nos ensinos da endometriose

Um dos pontos que serão discutidos sobre os ensinos da endometriose no Brasil se trata da cauterização do tecido adoecido. Redwine substituiu o procedimento pela retirada de toda a lesão, inclusive de manchas, que são ignoradas na prática refutada por novos conceitos dos últimos 50 anos.

publicidade

Mesmo após se aposentar em 2012, o cirurgião continuou a estudar a doença. Em seus 35 anos de carreira, Redwine registrou menos de 19% de recorrência em suas pacientes após cirurgia de remoção máxima. “Esse avanço científico, que leva até 85% de cura da endometriose com a cirurgia completa, ainda não é ensinado nas universidades brasileiras de medicina, onde ainda se ensina que endometriose não tem cura”, justificam os deputados no documento em que pedem o debate.

A endometriose é uma doença ginecológica caracterizada pela presença de células uterinas que se desenvolvem fora do útero, inclusive em outros órgãos. Os sintomas incluem desde fortes cólicas no período menstrual até dificuldades para engravidar e atingem até 10% das mulheres em idade reprodutiva, de acordo com o Ministério da Saúde.

Para a audiência, também foram convidados representantes dos ministérios da Saúde e da Educação, dois especialistas em endometriose e a jornalista Caroline Salazar. Considerada uma das principais ativistas do Brasil na causa, Salazar é capitã brasileira da Million Women March for Endometriosis Brazil, a Marcha Mundial pela Conscientização da Endometriose (EndoMarcha).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Imagem: peakSTOCK/iStock

Via Agência Câmara Notícias