Desde de 2016, a sonda Juno está fotografando Júpiter na órbita do planeta. Há dois dias a nave se aproximou da lua Io e fez o registro mais próximo da lua vulcânica do gigante do sistema solar.

As fotos impressionantes de Júpiter  foram divulgadas pela NASA. A sonda ainda fez novos registros que mostram em detalhes as nuvens da atmosfera gasosa do planeta. Os registros foram feitos no dia 5 deste mês.

publicidade

A Io é o corpo do sistema solar com o maior nível de atividade vulcânica já registrada. Nas imagens, é possível ver uma coloração amarelada, misturada ainda com vermelho, laranja e preto. Essa coloração é por conta justamente da grande liberação de compostos do enxofre pelos vulcões do planeta.

Fotos de Júpiter da sonda Juno

A sonda está em uma órbita muito elíptica em torno de Júpiter e passa há alguns milhares de quilômetros do topo das nuvens. A Juno foi lançada em 2011, mas chegou ao gigante apenas em 2016.

publicidade

As fotos vão servir de base de estudo para duas missões que estão sendo planejadas para sucederem Juno em Júputer: a Europa Clipper, da NASA, e a JUpiter ICy moons Explorer (JUICE), da Agência Espacial Europeia (ESA).

Imagem: NASA

Leia mais:

publicidade

Com lançamento programado para outubro de 2024, a missão Europa Clipper deve chegar à órbita da Europa no final de 2027 para realizar cerca de 45 sobrevoos, durante os quais vai fazer imagens de alta resolução da superfície gelada da lua.

Já a missão JUICE está mais próxima de ser lançada: segundo os planos da ESA, isso deve ocorrer no mês que vem. Se tudo correr como planejado, a espaçonave chegará em 2029 e levará três anos e meio para examinar as luas Europa, Calisto e Ganimedes. 

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!