Produção de ônibus elétrico da Mercedes começa ainda este ano no Brasil

Por Gabriel Sérvio, editado por Daniel Junqueira 14/07/2022 14h04, atualizada em 30/09/2022 14h16
Daimler Truck vai produzir ônibus 100% elétricos da Mercedes-Benz para a cidade de São Paulo
Imagem: Mercedes-Benz/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Daimler Truck Holding AG, empresa responsável pelos ônibus da marca Mercedes-Benz no Brasil, anunciou a previsão para o início da produção do primeiro modelo totalmente elétrico da montadora alemã no país. Segundo as informações da Reuters, o processo de montagem começa ainda este ano, entre novembro e dezembro.

Segundo Walter Barbosa, o diretor de vendas e marketinga da Daimler, a demanda nacional por ônibus 100% elétricos deve chegar a três mil unidades até 2024. A maioria dos veículos vai rodar em São Paulo, capital que pretende adicionar pelo menos 2,6 mil ônibus elétricos na sua frota até 2024. 

Sinônimo de transporte público ecologicamente correto, o modelo chamado EO500U foi projetado especificamente para rodar nas cidades latino-americanas e pode acomodar 84 passageiros. Seu alcance estimado é de 250 quilômetros por carga.

Imagem: Mercedes-Benz/Reprodução

No total, foram investidos R$ 100 milhões de reais no projeto “livre de emissões e que contribui para o controle da poluição do ar”, ressalta o site da empresa.

O veículo será equipado com dois motores elétricos, com recarga estimada entre 2,5 e 3 horas. A Daimler Truck não revelou o preço final do veículo, entretanto disse que o valor é de 3, a 3,5 vezes maior do que um ônibus convencional movido a diesel.

O chassi, com os motores montados no eixo traseiro, foi totalmente desenvolvido no Brasil e será produzido em São Bernardo do Campo (SP).  Imagem: Mercedes-Benz/Reprodução

Considerada a maior fabricante de ônibus e caminhões da América Latina, a Mercedes-Benz do Brasil vai competir com empresas como a chinesa BYD pela fatia do mercado de ônibus elétricos na região. 

Vale ressaltar que a concorrente forneceu seus primeiros ônibus articulados em outubro do ano passado para o primeiro corredor de transporte público totalmente elétrico do Brasil, que fica na cidade de São José dos Campos (SP).

Via: Reuters

Veja também:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Daniel Junqueira é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Iniciou sua carreira cobrindo tecnologia em 2009. Atualmente, é repórter de Produtos e Reviews no Olhar Digital.