Uma versão camuflada do novo Hypercar da Ferrari está sendo colocada na pista de testes de Fiorano, na Itália, enquanto o carro se prepara para a temporada 2023 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Ao longo dos dias, o veículo tem sido bastante testado, sob os olhos atentos dos técnicos da marca.

Os primeiros testes concentraram-se na verificação do trem de força e da eletrônica associada, possivelmente um V6 e uma configuração híbrida semelhante ao que é encontrado na Ferrari 296 GTB. Até o momento, a marca italiana só anunciou um compromisso com o campeonato organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), justamente as 24 Horas de Le Mans.

publicidade

Leia também:

As expectativas também são deste Le Mans Hypercar (LMH) aparecer em rodadas selecionadas do Campeonato SportsCar, como as 24 Horas de Daytona. Enquanto isso, é possível ver o camuflado carro de corrida mostrando um pouco de seu poder no vídeo oficial da Ferrari:

publicidade

Uma verdadeira Ferrari

As cenas mostram o LMH respondendo muito bem às curvas e com doses muito boas de aceleração, arrancando sorrisos dos técnicos da Ferrari. Pilotando o carro, estava Alessandro Pier Guidi, bicampeão mundial nas classes GT do Campeonato Mundial de Endurance, acompanhado por Andrea Bertolini, Nicklas Nielsen e Davide Rigon para os testes.

“Foi uma verdadeira honra ser um dos primeiros pilotos a dirigir este carro maravilhoso”, disse Rigon. “É uma verdadeira Ferrari, em todos os sentidos. Desde a primeira aceleração, ela te dá grande confiança, tem uma boa travagem, excelente manobrabilidade e uma sensação brilhante ao volante”, acrescentou o piloto. O carro é elegível tanto para a classe Hypercar existente do WEC quanto para a nova classe Protótipo Grand Touring (GTP), que será lançada no próximo ano.

publicidade

Em 2023, também será o primeiro ano em que os carros LMH vão competir contra carros desenvolvidos para atender às regras de design híbrido Le Mans Daytona (LMDh) separadas. Os carros LMDh também são elegíveis para as classes Hypercar e GTP, com equilíbrio de desempenho a ser usado para garantir condições equitativas.

Acura, Alpine, BMW, Cadillac e Porsche são marcas já comprometidas com a LMDh – e possivelmente, a Audi também. Já ByKolles, Glickenhaus, Peugeot e Toyota estão comprometidas com a LMH, junto com a Ferrari. Por sua vez, a Lamborghini anunciou em maio que se juntará ao grupo LMDh em 2024.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!