A SAIC, uma das gigantes chinesas do ramo automotivo, firmou uma nova parceria estratégica com a Pony.ai, uma empresa de tecnologia especializada em direção autônoma.

O plano da dupla é unir forças e conhecimento para desenvolver um carro autônomo e inteligente de nível 4, ou seja, capaz de operar quase sozinho por meio de inteligência artificial.

publicidade

A partir deste nível, apesar de o condutor poder viajar tranquilo, certos momentos ainda vão depender de monitoramento. O carro pode ter dificuldades em lidar com condições climáticas adversas, por exemplo, ou para rodar em pistas mal conservadas sem alguém apto a assumir a direção.

Marvel R equipado com direção autônoma da Pony.ai.
Marvel R equipado com direção autônoma da Pony.ai. Imagem: SAIC/Divulgação

Um carro conceito baseado no Marvel R, da marca chinesa MG, chegou a ser apresentado pelas associadas com volante dobrável e 17 sensores integrados capazes de cobrir uma distância de 200 metros ao redor do veículo, o que, além de aumentar a segurança, elimina os pontos cegos.

publicidade

O objetivo dessa parceria é utilizar o protótipo acima como base para criar um modelo de fabricação em larga escala, acelerando a adoção de táxis autônomos na China (ou “robotaxis”, como são chamados por lá).

Por enquanto, ainda não há informações sobre testes ou tão pouco uma data de produção desse novo veículo inteligente.

publicidade

Veja também:

Volkswagen apresenta carro com direção autônoma plena

A Volkswagen também está de olho nos carros autônomos. Sua proposta mais recente para o segmento é o GEN.TRAVEL, um protótipo equipado com direção nível 5 (ou plena), a mais avançada de todas.

publicidade

Para ter uma ideia, esse tipo de sistema pode operar nas ruas sem interferência do motorista, conseguindo tomar decisões e corrigir falhas em tempo real. Veículos dessa categoria dispensam até volante e pedais.

A ideia é que o modelo tenha interior com assentos modulares e seja uma alternativa sustentável para serviços de mobilidade em curta distância. Para saber mais, acesse o artigo completo e confira o vídeo abaixo.

Imagem principal: SAIC/Divulgação

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!