Nesta quarta-feira (5), às 13h (pelo horário de Brasília), a missão Crew-5, da SpaceX, foi lançada com sucesso em direção à Estação Espacial Internacional (ISS), a partir da plataforma 39A do Centro Espacial Kennedy, da NASA, na Flórida.

A bordo da cápsula Crew Dragon Endurance, acoplada no topo de um foguete Falcon 9, estava uma tripulação composta por dois astronautas da agência espacial norte-americana, Josh Cassada e Nicole Mann (a primeira mulher indígena em uma missão espacial de longa duração), além do japonês Koichi Wakata e da cosmonauta Anna Kikina (a primeira pessoa de origem russa a voar em uma espaçonave americana privada).

publicidade
Tripulação da missão Crew-5 acomodada dentro da cápsula Dragon Endurance, a menos de 10 minutos do lançamento. Imagem: NASA TV

Cerca de três minutos após a decolagem, ocorreu a separação dos dois estágios do foguete, com o propulsor reutilizável pousando às 13h10 na balsa drone Just Read the Instructions, estrategicamente posicionada no Oceano Atlântico.

Originalmente programada para o dia 29 de setembro e depois reagendada para o dia 3 de outubro, a nova missão tripulada da SpaceX ao laboratório orbital contratada pela NASA foi novamente adiada, em razão da passagem do furacão Ian pelos EUA.

publicidade

Durante o período aproximado de 180 dias de estadia na ISS, a tripulação vai conduzir mais de 200 experimentos científicos e demonstrações de tecnologia, em áreas como saúde humana e sistemas de combustível lunar.

O lançamento teve transmissão ao vivo pelos canais oficiais do Olhar Digital no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok, com apresentação do editor de Ciência e Espaço do site, Lucas Soares, e do nosso colunista Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON).

publicidade

Leia mais:

De acordo com um comunicado emitido pela NASA, a cápsula Endurance está programada para atracar no laboratório orbital às 17h57 de quinta-feira (6), com a abertura das escotilhas às 18h42. A cerimônia de boas-vindas conduzida pelos residentes da ISS será às 21h15. Todas essas etapas serão transmitidas em tempo real pela NASA TV.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!