Na tarde desta sexta-feira (7), já madrugada de sábado (8) na Nova Zelândia, a Rocket Lab, uma empresa aeroespacial privada dos EUA, lançou ao espaço um satélite de coleta de dados de vida selvagem, em uma decolagem considerada impecável.

O foguete Electron, carregando o satélite Argos, posicionado na plataforma de lançamento pouco antes do amanhecer de sábado (8) na Nova Zelândia (tarde de sexta-feira, 7, aqui no Brasil). Imagem: Rocket Lab

Denominada “It Argos Up From Here” (algo como “Argos A Partir Daqui”), a missão voou para o espaço em um foguete Electron reutilizável a partir do centro de lançamento da Rocket Lab na Península de Mahia, às 14h09 (pelo horário de Brasília).

publicidade

Menos de uma hora mais tarde, a empresa noticiou no Twitter que a carga, produzida pela General Atomics, havia sido implantada em órbita com sucesso. 

Segundo comunicado da General Atomics, o satélite Argos será responsável por coletar informações de sensores que são usados como parte do programa de dados cooperativos e serviços de resgate da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

publicidade

“O Argos é um programa internacional que coleta dados de milhares de sensores e transmissores localizados em todo o mundo”, diz a nota. “Atualmente, os dados são coletados e distribuídos para uso em inúmeras aplicações, incluindo rastreamento de boias oceânicas, monitoramento de animais selvagens e pesca, e segurança marítima, além de usos não ambientais”.

Leia mais:

publicidade

De acordo com a Rocket Lab, “atualmente, existem 22 mil transmissores ativos em todo o mundo que o sistema Argos está monitorando, com quase 7,8 mil rastreando a vida selvagem”.

Esta foi a 31ª missão da Rocket Lab usando o foguete Electron e a primeira parceria com a General Atomics, segundo o site Space.com.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!