O Ministério das Comunicações anunciou que o Programa Wi-Fi Brasil levará internet para mais de 500 pontos de todo o Brasil. O programa beneficiará escolas, praças públicas, assentamentos rurais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), comunidades tradicionais e telecentros comunitários.

De acordo com a pasta, o Wi-Fi Brasil disponibiliza, via satélite e via terrestre, internet com velocidade de conexão de até 20 megabites por segundo (Mbps).

publicidade

Leia mais:

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9), em Brasília, em cerimônia comemorativa aos 50 anos da empresa Telebras – Telecomunicações Brasileiras. O programa de inclusão digital é, segundo o ministério, fruto de parceria entre a estatal e a Fundação Banco do Brasil. O total investido em um ano supera os R$ 12 milhões.

publicidade
Um roteador de internet sem fio e um homem usando um smartphone
Imagem: Shutterstock

Internet será grátis algum dia no Brasil?

A internet está muito presente no dia a dia dos brasileiros, seja para assistir um filme nos serviços de streaming ou até para resolver problemas da vida adulta, como emitir um passaporte no sistema do governo federal. Essa migração para o mundo online é natural, mas aumentou muito com a pandemia da Covid-19.  

Porém, apesar de muito usual para diversas pessoas, a realidade brasileira impossibilita que todos tenham acesso a rede mundial de computadores. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação 2021, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 7,28 milhões de famílias não possuem conexão à rede em casa em 2021.   

publicidade

O número representa cerca de 28,2 milhões de brasileiros com mais de 10 anos, sendo 3,6 milhões de estudantes. Aproximadamente 20% dessas pessoas relatam que não tem acesso a internet por motivos financeiros, sendo que 14% dizem que o acesso à rede é caro e outros 6,2% que o equipamento eletrônico necessário para conexão é caro.  

Para acessar a reportagem completa, clique aqui.

publicidade

Via: Agência Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!