No último domingo (13), os astronautas chineses da missão Shenzhou 14 abriram a espaçonave de carga Tianzhou 5 após sua acoplagem na recém-concluída estação espacial do país. Os também chamados taikonautas, então, adentraram a cápsula.

Lançada no sábado (12) no topo de um foguete Long March 7, a nave Tianzhou 5 chegou à estação espacial Tiangong pouco mais de duas horas depois, estabelecendo um novo recorde de menor tempo de encontro e atracação. Os cargueiros Tianzhou anteriores levaram cerca de 6,5 horas desde o lançamento até a atracação.

publicidade

Segundo o canal chinês CCTV+, o astronauta Chen Dong, comandante da tripulação Shenzhou 14, e os companheiros de missão Liu Yang e Cai Xuzhe, abriram a porta da escotilha da cápsula às 3h18 da manhã (pelo horário de Brasília).

Leia mais:

publicidade

A nave de carga transportou cerca de cinco toneladas de suprimentos e materiais para os três tripulantes, além de 1,4 mil kg de propelente para ajudar a estação espacial a manter sua órbita.

“Tianzhou 5 está equipada com oito tanques de armazenamento, enquanto a Tianzhou 3 e a 4 têm apenas quatro cada. Desta vez, ela carrega cinco conjuntos de equipamentos de carga útil para três experimentos espaciais. Duas unidades experimentais celulares são novas”, disse Zhang Zhenhua, vice-projetista-chefe do sistema de naves espaciais de carga da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial. O cargueiro de 10,6 metros também transportava cinco CubeSats.

publicidade

Em forma de T, a estação Tiangong consiste no módulo central Tianhe e nos módulos de pesquisa Wentian e Mengtian. Atualmente, também estão ancoradas no laboratório orbital o cargueiro Tianzhou 5 e a cápsula que levou a tripulação Shenzhou 14.

Ainda este mês, espera-se que os astronautas da missão Shenzhou 15 sejam lançados para uma estadia de cerca de seis meses na estação. Por um breve período, ambas as tripulações vão conviver a bordo, sendo a primeira vez que a estação Tiangong tem lotação máxima completa.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!