O WhatsApp está adicionando recursos que vão ajudar os usuários a encontrar empresas por meio do mensageiro. Como mencionado na última semana, a nova ferramenta vai permitir a localização de estabelecimentos através de uma aba do aplicativo.

Pela imensa popularidade do WhatsApp na região, o Brasil tem sido um dos grandes focos da empresa da Meta. O novo recurso, chamado de “Diretório” e que traz uma estrutura semelhante às icônicas páginas amarelas com contatos telefônicos, estava sendo testado em São Paulo desde o ano passado.

publicidade
Imagem: Reprodução/WhatsApp
Imagem: Reprodução/WhatsApp

Até por isso, o território brasileiro é um dos primeiros a receber a ferramenta de pesquisa de empresas e recebe uma versão expandida, com a inclusão de estabelecimentos locais. A novidade está disponível também no Reino Unido, Indonésia, Colômbia e México.

Com isso, o Brasil se mostra uma região essencial para os novos projetos do WhatsApp, que visa seguir um caminho para tornar o aplicativo um mecanismo de comécio e gerar anúncios por meio da receita publicitária. Segundo os últimos resultados trimestrais da empresa, o lucro em anúncios por clique está perto de gerar US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 7,9 bilhões) anualmente.

publicidade

Anteriormente, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, já havia comentado sobre as tentativas do WhatsApp de facilitar as transações e envolvimento com empresas pelo aplicativo. O objetivo dos avanços do mensageiro passa por encontrar estabelecimentos e fazer compras por esses locais sem dificuldades.

Leia também!

publicidade

Os testes do WhatsApp pelo Brasil, nesse sentido, foram constantes nos últimos anos. O app da Meta busca ainda experimentar novas formas de pagamento pelo chat e quer expandir a experiência de um comércio pelo mensageiro – por essa razão, o recurso deve ser expandido pelo mundo nos próximos meses.

A nova ferramenta de pesquisas de empresas está disponível para dispositivos Android, sem previsão de chegada para o sistema iOS até o momento. Para acessá-la, é preciso abrir a aba de “Nova Conversa” e pesquisar um estabelecimento pelo campo “Empresas”, sendo possível selecionar alguns locais pelas categorias exibidas.

publicidade

Informações via Tech Crunch

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!