Nesta terça-feira (29), um foguete Long March 2F/G vai levar à órbita os astronautas da missão Shenzhou-15. O lançamento será a partir da plataforma LC43/91, do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, que pertence à Administração Espacial Nacional da China (CNSA), e você poderá acompanhar tudo em tempo real pela internet.

A decolagem está marcada para as 12h08 (pelo horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo canal do site Space.com no YouTube. Centenas de pessoas estão no local para assistir presencialmente ao evento.

publicidade
Os astronautas da missão Shenzhou-15 se apresentando antes do lançamento. Imagem: CNSA via Space.com

Segundo a CNSA, a missão Shenzhou-15 conta com Fei Junlong como comandante, além de Deng Qingming e Zhang Lu, que vão morar e trabalhar na estação espacial Tiangong durante aproximadamente seis meses. Estima-se que a tripulação vai chegar ao laboratório orbital em forma de T cerca de seis horas após o lançamento.

Ao chegar à estação, a cápsula Shenzhou-15 irá acoplar com o módulo central Tianhe, e seus membros vão adentrar o laboratório orbital, sendo recepcionados pela tripulação da missão Shenzhou-14, os taikonautas (designação para astronautas da China) Chen Dong, Liu Yang e Cai Xuzhe.

publicidade
O lançamento da missão Shenzhou-15 reuniu centenas de pessoas no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan para assistir presencialmente ao evento. Imagem: CNSA via Space.com

Esta será a primeira substituição em órbita de duas tripulações chinesas, que vão se sobrepor por cerca de cinco dias, e também a primeira vez que a estação terá seis pessoas a bordo, sua lotação máxima. Shenzhou-14 deve regressar à Terra na segunda-feira (5).

Leia mais:

publicidade

Com 20% da massa total da Estação Espacial Internacional (ISS), Tiangong tem uma vida útil estimada em 10 anos, que poderá ser estendida por mais cinco anos com upgrades futuros, segundo a CNSA.

Ainda de acordo com a agência, a China planeja manter seu laboratório orbital constantemente ocupado durante esse período, não apenas por taikonautas, como também para astronautas de outras nacionalidades e até mesmo visitas turísticas.

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!