Lançado por um foguete Falcon 9, da SpaceX, no último domingo (11), o módulo de pouso Hakuto-R, pertencente à empresa espacial privada ispace, do Japão, capturou suas primeiras imagens, enquanto segue sua viagem rumo à Lua, onde deve chegar em abril de 2023. 

“Enquanto as operações iniciais de checkout continuam no Centro de Controle de Missão (MCC) da ispace, também recebemos as primeiras imagens tiradas por nossa câmera montada no lander! Esta é uma imagem da Terra cerca de 19 horas após a separação do veículo de lançamento”, diz a legenda da foto publicada na terça-feira (13). Em outro tweet, a ispace explica que “o que parece uma Lua crescente aqui, na verdade, a Terra”.

publicidade

Outro registro, compartilhado na manhã desta quarta-feira (14), é ainda mais impressionante. Nele, nosso planeta aparece lindo, redondo e azul, ao lado do segundo estágio do SpaceX Falcon 9, logo após a separação.

Se tudo correr conforme o planejado, o equipamento vai realizar a primeira aterrissagem lunar (ou alunissagem) suave de uma espaçonave japonesa. O módulo de pouso então implantará um pequeno rover chamado Rashid, da Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos (UAESA).

publicidade
Estrutura do módulo de pouso japonês Hakuto-R, que foi lançado no último domingo pela SpaceX. Créditos: ispace

Leia mais:

Segundo o site Space.com, a jornada de Hakuto-R estabelecerá as bases para muitas outras missões, de acordo com os planos da ispace. A empresa pretende lançar sua segunda missão à superfície lunar em 2024 e sua terceira – um voo para o programa Commercial Lunar Payload Services, da NASA – em 2025.

publicidade

Depois disso, a ispace pretende lançar duas missões lunares por ano, segundo informou o fundador e CEO da empresa, Takeshi Hakamada. “Nossa visão é estabelecer um ecossistema economicamente viável e sustentável no espaço cislunar”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!