A ideia de um carro que anda sem que o motorista precise dirigir não é nova. Ela é o norte das montadoras com os desenvolvimentos mais avançados na direção autônoma.

Uma startup da Alemanha deu um passo importante bem nessa linha e foi responsável pelo primeiro carro trafegando em uma rua na Europa sem ninguém dentro. Mas, tinha alguém dirigindo.

Leia mais:

A pessoa dirigindo o carro sem ninguém dentro estava em outro lugar. A quilômetros de distância.

publicidade
Pessoa dirigindo o carro a distância
Imagem: Divulgação/Vay

Um carro de “controle remoto”

Desenvolvida pela startup Vay, a abordagem foi batizada de “teledriving”. Basicamente, é como controlar o veículo de forma remota, estando bem longe dele, em uma base física devidamente dotada de volante, pedais e telas fazendo a vez de para-brisa e retrovisores.

Ou seja, o carro acaba sendo dirigido e não é capaz de “se dirigir” sozinho, como é compreendido o conceito de direção autônoma. No caso da Vay, o modelo foi teledirigido em rotas predefinidas na cidade de Hamburgo – tudo com o aval das autoridades locais de trânsito. Dê uma olhada:

Agora, a startup busca oferecer o serviço a terceiros, contando com modelos elétricos em um projeto de mobilidade porta-a-porta. Nele, um carro é “teleconduzido” até o local do usuário, que então entra e assume o volante para dirigir até o destino. Em seguida, o veículo volta a ser dirigido a distância pelo operador para o próximo atendimento.

A Vay também pensa em apostar no serviço de táxi “sem taxista dentro do carro”. E os planos da startup ainda englobam desenvolvimentos na direção autônoma, propriamente dita – onde o carro deverá se dirigir efetivamente sem que alguém, onde quer que esteja, precise dirigir.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!