Meta planeja mais demissões a partir de março 

Big Tech dispensou 11 mil funcionários em novembro de 2022 
Por Tamires Ferreira, editado por Carolina Martins 13/02/2023 07h23, atualizada em 13/02/2023 21h38
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Após demitir 11 mil funcionários em novembro de 2022 (13% de sua força de trabalho global), a Meta, empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, está planejando ainda mais cortes no grupo, segundo informou o Financial Times. A nova rodada de demissões, que deve ser anunciada em março, vem após a conclusão das avaliações de desempenho da equipe. 

Principais pontos da notícia: 

  • Meta realizará mais demissões; 
  • O anúncio sobre quem vai e quem fica deve ser conduzido nas próximas semanas (a partir de março); 
  • O motivo seria a redução de atividades e mão de obra na companhia;
  • Não há informações sobre a extensão do plano de reestruturação da empresa — e nem até quando ou qual o alcance (geograficamente) das demissões.

Leia mais! 

Não é de hoje que as demissões em massa assustam o mercado tech, principalmente no que diz respeito as gigantes da tecnologia. Além da Meta, Google, Amazon, Microsoft, e tantas outras também entraram para a lista de cortes históricos. A Meta, por exemplo, que representa o conglomerado de mídias sociais mais utilizadas atualmente, não realizava uma reestruturação com esse potencial de demissões há pelo menos 20 anos. 

Qual o motivo para tantas demissões?  

Entre os principais motivos para as demissões em massa, está a desaceleração econômica que ocorreu ao longo de 2022 (com inflação e juros altos). Somado a isso, houve um boom online que a pandemia da covid-19 trouxe. A alta demanda resultou em contratações em massa e agora ocorre o movimento contrário, cenário que especialistas previram. Entenda mais aqui

Imagem: Shutterstock

Vale lembrar que Mark Zuckerberg, CEO da Meta, insinuava cortes há algum tempo. Ainda em outubro de 2022, ele alertou seus funcionários sobre o crescimento exponencial de receita durante o ápice da pandemia e assumiu a responsabilidade por não ter considerado o retorno do mercado on-line aos seus padrões normais. 

A desaceleração macroeconômica, o aumento da concorrência e a perda de anúncios fizeram com que nossa receita fosse muito menor do que eu esperava. Muitas pessoas previram que isso seria uma aceleração permanente que continuaria mesmo após o fim da pandemia. Eu também, então, tomei a decisão de aumentar significativamente nossos investimentos. Infelizmente, isso não aconteceu do jeito que eu esperava. Entendi errado e assumo a responsabilidade por isso. 

Mark Zuckerberg, CEO da Meta 

O diretor também acrescentou durante a apresentação de resultados financeiros da empresa no ano passado que a Meta pode se tornar “uma organização um pouco menor” até o final de 2023. A empresa também já interrompeu novas contratações e cortou alguns projetos dentro do Reality Labs. 

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Tamires Ferreira
Redator(a)

Tamires Ferreira é jornalista formada pela Fiam-Faam e tem como experiência a produção em TV, sites e redes sociais, além de reportagens especiais. Atualmente é redatora de Hard News no Olhar Digital.

Carolina é Publicitária, pós-graduada em Marketing Digital e integrou times de marketing e criação como Embraer e Tecnoblog. Nas horas vagas faz crossfit, corre, joga e come lanches por aí.