Internet e Redes Sociais

Novo Bing com ChatGPT apresentou erros durante apresentação da Microsoft

Um pesquisador identificou erros da nova versão do Bing, que contará com recursos do ChatGPT. Informações erradas foram identificadas durante a apresentação da Microsoft.

A atualização do Bing rapidamente chamou a atenção de usuários que ficaram interessados em testar a ferramenta. Em apenas 48 horas, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para experimentar o buscador da Microsoft integrado com o chatbot da OpenAI.

Leia mais:

A apresentação do software impressionou ao mostrar uma barra lateral com informações adicionais sobre a busca e um botão de chatbot, em que o usuário pode fazer perguntas.

O recurso de chatbot na nova versão do Bing. (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Porém, alguns repórteres de tecnologia que estavam presentes no evento notaram erros e informações imprecisas da IA.

Durante a demostração da ferramenta, o Yusuf Mehdi, executivo de marketing da Microsoft, pediu que o chatbot fizesse a análise dos relatórios de ganhos das empresas Gap e Lululemon.

“O Bing AI obteve algumas respostas completamente erradas durante a demonstração. Mas ninguém percebeu”, disse o pesquisador independente Dmitri Brereton, em um post.

Erros na demonstração

De acordo com o pesquisador, os erros notados nessa demostração são referentes a alguns dados sobre os resultados do terceiro trimestre da Gap.

  • A ferramenta disse que empresa teve uma margem bruta de 37,4% – sendo que, no relatório original, o percentual foi de 38,7%.
  • O chatbot disse que a margem operacional da Gap foi de 5,9% – no entanto, o percentual oficial foi de 4,6%.

Outros erros foram identificados quando o executivo da Microsoft pediu que o Bing fizesse uma tabela com os ganhos da Lulemon:

  • O percentual de margem bruta da Lulemon foi de 55,9%; o Bing apresentou o percentual de 58,7%.
  • A IA informou de que a margem operacional da empresa foi de 20,7%; mas o percentual original é de 19%.

Um porta-voz da Microsoft emitiu uma nota à CNBC sobre os erros identificados na IA do Bing:

Estamos cientes deste relatório e analisamos suas descobertas em nossos esforços para melhorar essa experiência. Reconhecemos que ainda há trabalho a ser feito e esperamos que o sistema cometa erros durante este período de pré-visualização, por isso o feedback é fundamental para que possamos aprender e ajudar os modelos a melhorar.

A IA não é perfeita (ainda)

Recentemente, o CEO da OpenAI, Sam Altman, disse que o ChatGPT é legal, mas um produto horrível. A fala veio enquanto o executivo comentava os problemas de lentidão e informações imprecisas da ferramenta.

Apesar de inovadores e impressionantes à primeira vista, é preciso ter cautela com as informações de chatbots de IA generativa. O recém-anunciado Bard, serviço experimental de IA do Google, deu informações erradas quando questionado sobre as descobertas do Telescópio Espacial James Webb.

Com informações de CNBC

Imagem destaque: Poetra.RH / Shutterstock.com

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Esta post foi modificado pela última vez em 15 de fevereiro de 2023 14:36

Compartilhar
Publicado por
William Schendes