Uma grande nuvem que avançou por Peruíbe, litoral de São Paulo, chamou a atenção de internautas nas redes sociais nesta terça-feira (7). A nuvem se formou por meio de uma junção entre as nuvens rolo e prateleira.
O litoral paulista vem sofrendo com fortes chuvas – que provocaram a morte de dezenas de pessoas – e descargas elétricas. Na segunda-feira (6), foram mais de 3,5 mil raios registrados.
Leia mais:
- 10 novidades do macOS Ventura que você deveria testar
- Por que os preços de videogames são tão altos no Brasil?
- Novo cometa promete espetáculo no céu
A nuvem gigante foi registrada no domingo (5) pelo musicista Marcos Antônio da Costa, na região do bairro Stella Maris. “A praia estava lotada e todos começaram a correr. Quando olhei, a nuvem estava vindo”, disse o homem de 45 anos ao g1.

A meteorologista Heloisa Pereira, em entrevista ao portal, explicou que as nuvens rolo se formam com ventos soprados em direções opostas. Tais ocorrências são raras no Brasil, sendo mais fáceis de acontecer nos litorais sul e sudeste. Ele tem relação com frentes frias.
Enquanto isso, as nuvens de prateleira são os quilômetros de extensão. Ela representa perigo, em especial com relação ao vento, segundo o consultor em Climatologia, Astronomia e Geologia da ONG Amigos da Água Rodolfo Bonafim, também falando ao g1.
Com informações de g1
Imagem destacada: Marcos Antônio da Costa
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!