A tecnologia está presente em todos os lugares, e os militares não deixam de inventar novidades para combates e proteção à pátria.

O exército australiano é um exemplo. Nesta semana, foi divulgado um vídeo no qual vemos uma das mais recentes criações do país oceânico: um cão-robô controlado pela mente.

publicidade

Leia mais:

A nova tecnologia foi desenvolvida por cientistas da Universidade de Tecnologia de Sydney e já está sendo aperfeiçoada. Considerando que esse primeiro cão-robô pode ser controlado por telepatia, pode-se dizer que, no futuro, é possível que tenhamos exércitos de robôs em ações terrestres sendo comandados dessa maneira por humanos.

publicidade

Por ora, o invento está sendo utilizado em patrulha simulada, como pode ser visto no vídeo acima. As Forças Armadas da Austrália definem sua criação como “uso de sinais cerebrais para controlar sistemas robóticos e autônomos”.

publicidade

Para controlar o cão-robô, o soldado utiliza um HoloLens 2 modificado (veja no vídeo acima). Pelo equipamento, o usuário visualiza uma espécie de tabuleiro formado por quadrados brancos piscantes.

Quando o operador se concentra em um desses espaços, um biossensor no headset lê os sinais emitidos por seu córtex visual e os envia para um decodificador com IA, que, então, transmite os sinais para o robô, de forma que ele entenda o comando.

publicidade

Dessa forma, os soldados podem ter uma arma a mais no combate, além de suas armas em mãos.

Primeiras impressões sobre a tecnologia

O sargento Damian Robinson, do 5º Batalhão de Apoio ao Serviço de Combate, afirmou que “todo o processo não é difícil de dominar. É muito intuitivo, levando apenas algumas sessões”.

Robinson também contou que “você não precisa pensar em nada específico para operar o robô, mas é necessário que se concentre no piscar [dos quadrados brancos]. É mais uma questão de concentração visual”.

Com informações de Força Aérea Australiana

Imagem destacada: Divulgação/YouTube

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!