Imagem: canadianPhotographer56/Shutterstock.
Nos últimos anos, acidentes impressionantes envolvendo veículos da Tesla viralizaram pelo mundo e principalmente nos EUA, terra natal da empresa comandada por Elon Musk. Entre os principais causadores das ocorrências, estão: o uso incorreto e bugs relacionados ao Autopilot (FSD, ou Full Self Driving), o polêmico sistema de direção semiautônoma da montadora.
Confira abaixo cinco exemplos marcantes de incidentes envolvendo os carros da marca.
Leia mais:
Em janeiro de 2023, um Model S foi notícia por simplesmente parar sozinho repentinamente dentro do túnel Bay Bridge, resultando em um engavetamento de oito veículos em São Francisco, Califórnia.
Nove pessoas ficaram feridas, incluindo uma criança de dois anos. Veja o vídeo do acidente abaixo (Via: NewsClick):
Se causar um engavetamento por parar sozinho não é bizarro o suficiente, outro veículo da montadora acabou “atropelando” um jato de US$ 3,5 milhões em uma feira de aeronaves em Spokane, Washington).
Um vídeo postado no Reddit mostra o incidente em detalhes. Felizmente ninguém se feriu.
Someone just crashed into a Vision Jet!!!
by u/smiteme in flying
Em 28 de agosto de 2021, um Tesla Model 3, segundo a polícia com o piloto automático ligado, bateu na traseira de uma viatura parada no acostamento.
Um acidente bem-parecido aconteceu em março do mesmo ano, quando um Tesla também com o piloto automático ativado colidiu com um carro da Polícia do Estado de Michigan.
Um Tesla Model 3 se envolveu em outro acidente estranho em junho de 2020 na Rodovia Nacional 1 de Taiwan.
Em um dos vídeos publicado por um site de notícias local o Tesla aparece indo na direção do caminhão, sem nenhuma interferência até chegar perto do veículo, quando a tentativa de freada não foi suficiente para evitar a batida.
Imagens impressionantes captadas em novembro passado pelo circuito de câmeras de Guangdong, na China, mostram um Tesla Model Y tentando estacionar e depois acelerando fora de controle até 150 km/h.
As investigações concluíram que o acidente não foi causado pelo piloto automático da Tesla ou por falha no freio, como se imaginava antes. Dados do carro revelam que, segundos antes do acidente, o pedal do acelerador foi mantido totalmente pressionado pelo motorista.
No fim, é importante ressaltar que FSD ainda não consegue guiar o carro sozinho. Para ter uma ideia, na escala de “condução autônoma” (que vai de 0 a 5), o Autopilot se enquadra no nível 2, portanto, requer monitoramento constante do motorista.
Alguns motoristas e fãs da marca pensam o oposto e, com visto antes, acabam depositando confiança demais no sistema (que já sofreu até acusação de propaganda enganosa). Em alguns casos, a ferramenta até funciona, entretanto, 70% dos acidentes com sistemas de nível 2 registrados nos EUA de junho de 2021 a maio de 2022 envolviam carros da Tesla, revela um levantamento da NHTSA.
Imagem principal: canadianPhotographer56/Shutterstock
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Esta post foi modificado pela última vez em 28 de março de 2023 12:54