A USP assinou parceria com o Instituto Pasteur, da França, para criação de centro de pesquisa internacional no Brasil, com sede no campus da Universidade.

O espaço tratará de pesquisas nas áreas de medicina e biologia – focadas desenvolvimento da saúde humana. A criação do instituto foi aprovada no dia 23 pelo Conselho Universitário da USP.

publicidade

Leia também:

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve presente no ato da assinatura entre as instituições. “É forma de trazer ciência, inovação, pesquisa e o compartilhamento de conhecimento para o Estado de São Paulo. Uma nação se desenvolve a partir do momento em que ela investe nessas áreas. Significa que as respostas serão cada vez mais rápidas e o Brasil estará inserido nesse contexto”, afirmou Tarcísio.

publicidade
  • O centro de pesquisa terá dois mil metros quadrados;
  • No total, ele terá 17 laboratórios e uma unidade focada em bioinformática;
  • Ele deverá abrigar mais de 80 cientistas e pesquisadores de todas as regiões do mundo, diante os estudos que estiverem em desenvolvimento.

Entre os futuros projetos do centro estão o estudo de novas viroses e possíveis novas pandemias. “Também poderão ser realizadas pesquisas científicas de classe mundial em série de tipos de doenças, tais como transmissíveis e não-transmissíveis, emergentes, reemergentes, negligenciadas ou progressivas”, complementou o governador.

Segundo a USP, “será associação privada, sem fins lucrativos, com propósitos científicos e tecnológicos, voltados para a área de ciências biológicas e da saúde”.

publicidade

Com informações de g1

Imagem destacada: Divulgação/Institut Pasteur

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!