O presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg, disse aos funcionários que não descartará demissões futuras e que não espera que a empresa de mídia social contrate tão rapidamente quanto antes das demissões que começaram no final do ano passado.

Zuckerberg se dirigiu aos funcionários em sessão virtual de perguntas e respostas na quinta-feira (19), um dia após a empresa concluir sua última rodada de demissões.

publicidade

Leia mais:

Zuckerberg disse aos funcionários que aproximadamente quatro mil empregados, principalmente nas divisões de tecnologia da empresa, foram afetados pelos últimos cortes. Desde novembro, a empresa controladora do Facebook disse que demitiria 21 mil funcionários, ou quase um quarto de sua força de trabalho.

publicidade

A Meta preencherá as posições que foram desocupadas, mas em termos de crescimento líquido, Zuckerberg disse aos funcionários que não devem esperar mais de 1% a 2% ano a ano “deste ponto em diante”.

Meio que acho que para onde estamos na eficiência que podemos obter de novas tecnologias, esse é provavelmente o modelo certo para esperar daqui para frente e será um modelo operacional diferente e acho que podemos fazer isso bem.

Marck Zuckerberg

Zuckerberg disse aos funcionários que a empresa espera concluir a maioria das demissões para 2023 em maio, como havia anunciado anteriormente em março, mas também disse que é difícil prever o que acontecerá em 2024, 2025 e além.

publicidade

“No geral, me sinto bem com a posição aqui, mas, dada a volatilidade, não quero prometer que não haverá coisas futuras no futuro”, disse ele. “O que posso dizer é que não há nada que estejamos planejando agora e, se fizermos algo, será mais ou menos nesse prazo.”

Zuckerberg disse que a rodada de demissões desta semana “sempre será a mais difícil e controversa”.

publicidade

“Eu queria antecipar o carregamento o mais cedo possível no ano”, disse. “Levou alguns meses de planejamento para executar. Queríamos tirar o mais doloroso do caminho primeiro, e é isso.”

Facebook, WhatsApp, Messenger, Instagram e Reality Labs estavam entre as divisões afetadas esta semana, de acordo com memorando enviado aos funcionários no início desta semana.

Durante as perguntas e respostas com os funcionários, Zuckerberg foi questionado: “Você destruiu o moral e a confiança na liderança de muitos funcionários de alto desempenho que trabalham com intensidade. Por que deveríamos ficar na Meta?” Ele respondeu que espera que eles estejam na Meta porque acreditam no trabalho que a empresa está fazendo.

“Não há outra empresa no mundo que ofereça experiências sociais na escala que oferecemos e que o faça em uma diversidade tão grande de produtos e casos de uso”, disse ele. “Portanto, se você deseja alcançar bilhões de pessoas e ter um impacto enorme, acho que este é um ótimo lugar para se estar.”

Zuckerberg elogia executivos

O CEO da Meta defendeu, ainda na quinta-feira (19), o desempenho profissional dos líderes seniores da empresa de mídia social, um dia depois de demitir os cerca de quatro mil trabalhadores.

Zuckerberg disse aos funcionários durante reunião em toda a empresa que, embora em geral a empresa controladora do Facebook tenha atendido “a maioria” de suas expectativas no ano passado, muitos líderes também assumiram funções novas e ampliadas, segundo o The Washington Post.

“Acho que é um pouco difícil atribuir o tipo de desempenho da empresa a pessoas que não estavam necessariamente nessas funções antes”, disse Zuckerberg, acrescentando que, quando as pessoas assumem novas funções, é importante “reconhecer” seu desempenho. “Acho que eles estão indo muito bem”, acrescentou Zuckerberg.

Zuckerberg estava respondendo a uma pergunta de um dos funcionários sobre como a remuneração dos altos executivos foi afetada pelo recente desempenho financeiro lento da empresa e se os líderes seniores seriam responsabilizados.

Os bônus dos funcionários da Meta são afetados por mistura de avaliações de desempenho individual e avaliações da empresa, que foram mais baixas no ciclo mais recente, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

Zuckerberg disse ainda que os altos executivos passam pelo mesmo sistema de desempenho que os funcionários comuns experimentam.

Com informações de The Wall Street Journal e The Washington Post

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!