Twitter remove outro ‘rótulo’ nesta sexta (21)

Rede social vai dispensar os rótulos de "mídia afiliada ao Estado" e "mídia financiada pelo governo"
Gabriel Sérvio21/04/2023 08h49
Twitter
Imagem: Sattalat Phukkum/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Após remover o selo de verificação antigo de personalidades que não pagaram pelo Twitter Blue. A rede social vai dispensar outro rótulo a partir desta sexta-feira: o de “mídia afiliada ao Estado” e “mídia financiada pelo governo”, que apareceu recentemente em diversos perfis de veículos de comunicação.

A informação foi divulgada hoje pela Reuters. Segundo a agência de notícias, várias contas de mídia de diversos países, incluindo China e Rússia, deixaram de listar os rótulos.

Leia mais:

Alguns exemplos são: os perfis da Rádio Pública dos Estados Unidos (NPR), das agências de notícia Xinhua (China), e RT (Rússia), CBC (Canadá) e RTVE (Espanha).

O que eram estes rótulos?

Selo de mídia financiada pelo governo em conta de emissora australiana no Twitter
Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital

Antes da aquisição do bilionário Elon Musk, a regra se aplicava a perfis considerados “voz oficial de um Estado”. Especialmente em países como China e Rússia, o rótulo era usado para destacar contas relacionadas à mídia ou governo.

Desde o ano passado, no entanto, o Twitter mudou várias políticas. Mais recentemente, a empresa passou a atribuir a mesma regra para veículos de mídia que recebem financiamento público, mesmo que não tenham ligação com nenhum governo. Como resposta, alguns veículos inclusive optaram por deixar a rede social.

Elon Musk vai pagar o Twitter Blue para famosos?

  • Apesar de ter removido o selo de verificação azul, algumas contas conseguiram manter o “distintivo” mesmo sem pagar pelo Blue. Um dos casos é da lenda do basquete LeBron James.
  • Segundo o The Verge um funcionário do Twitter enviou um e-mail a James (que havia dito que não pagaria pela verificação) para “estender uma assinatura gratuita do Twitter Blue para sua conta, @kingjames, em nome de Elon Musk”.
  • O portal entrou em contato com o consultor de mídia de James, Adam Mendelsohn, que confirmou que a celebridade não pagou pela verificação. 
  • A reportagem diz que o empresário está pagando “algumas” assinaturas “pessoalmente”.
  • Quem também foi agraciado pelo gesto “nobre” foi o escritor Stephen King. 

Acesse a matéria completa para saber mais.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.