Uma senhora chamada Grete Margot Sørum estava limpando o porão da casa do pai em Valdres, na Noruega, quando se deparou com uma intrigante coleção de 32 barras de ferro de aparência muito antiga. Ela mandou o material para análise de arqueólogos, que descobriram se tratar de uma espécie de tesouro viking escondida há cerca de mil anos.

Cada uma das pequenas barras de ferro idênticas pesa 50 gramas, e a uniformidade sugere que elas já foram usadas como moeda de troca. Assemelhando-se a pequenas espátulas, a inclusão de um buraco em uma extremidade levou os especialistas a acreditar que elas deveriam ser amarradas juntas em um grupo.

Grete Margot Sørum encontrou o tesouro enquanto limpava o porão da casa do pai. Crédito: NRK News

O pai de Grete disse que encontrou a coleção na década de 1980, enquanto cavava um poço em uma área próxima à estrada real de Bergen. Especialistas acreditam que os itens foram enterrados lá com a intenção de alguém voltar para resgatá-los. “Nós os chamamos de descoberta de cache porque está claro que alguém os enterrou para escondê-los”, explicou o arqueólogo Kjetil Loftsgarden ao site NRK News.

Moedas viking são bem raras

Segundo ele, é raro se deparar com algo assim nos dias de hoje, já que a maioria dos caches é perdida ou danificada durante a construção de casas e estradas.

publicidade
Barras de ferro escondidas há mais de mil anos foram descobertas em estrada na Noruega na década de 1980. Crédito: Mildri Een Eide

Leia mais:

A região de Valdres foi um grande local de produção de ferro durante a Idade Média. O ferro era retirado dos vales e montanhas no sul da Noruega para ser usado na produção de ferramentas e armas pelos vikings. 

Depois das análises feitas pelos especialistas do Museu Folclórico de Valdres, a coleção foi enviada para o Museu Kulturhistorisk, na capital da Noruega, Oslo, para ser catalogada e armazenada. 

Sobre a descoberta do pai, Grete declarou: “Nós, da família, achamos isso emocionante e muito bonito”.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!