Desde que foi lançado, em outubro de 2020, o FSD (Full Self-Driving), da Tesla, o conjunto de ferramentas que permite direção autônoma, recebeu críticas e acumulou relatos de acidentes.

Um novo vídeo circulando online mostra mais um caso: um carro com o FSD ativado reconhece um pedestre atravessando a rua, mas o ignora e continua dirigindo.

publicidade

Leia mais:

Entenda o caso

  • A filmagem mostra um Tesla com o modelo mais recente do recurso de direção autônoma, o FSD Beta 11.4.1;
  • O veículo dirige em dia claro, em área suburbana da Califórnia, EUA, e tudo é perfeitamente visível;
  • O carro, então, se aproxima de uma faixa de pedestre a 45 km/h, quando um pedestre já havia iniciado a travessia, à esquerda;
  • O modelo estava a cerca de 50 metros de distância da pessoa e o Tesla chegou a identificá-la em seu visor e diminuiu a velocidade;
  • Então, ao invés de frear completamente, o carro acelerou;
  • A pessoa ainda não havia alcançado o meio da faixa e não foi atingida.

Veja o vídeo

publicidade

Uma das coisas mais otimistas / emocionantes que já vi no Tesla Full Self-Driving Beta 11.4.1. Ele detectou o pedestre, mas, em vez de pisar no freio, apenas prosseguiu como um humano saberia que havia tempo suficiente para faça isso.

Whole Mars Catalog, no Twitter

Infração de trânsito

O incidente é preocupante: apesar do FSD Beta do Tesla ter identificado o pedestre e ter diminuído a velocidade a princípio, depois considerou que seria razoável voltar a acelerar.

Para além de quase causar um acidente, o acontecido mostra que o carro considerou apropriado infringir uma lei de trânsito: ao ver alguém atravessando a faixa, o veículo deve esperar, já que a prioridade é sempre do pedestre.

publicidade

Com informações de InsideEVs

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!