A VinFast, montadora de veículos elétricos do Vietnã, anunciou nesta quarta-feira (19) que iniciará a construção de uma fábrica de EVs nos EUA já na próxima semana. Passo faz parte de seu esforço para se expandir no mercado americano

O que você precisa saber: 

  • A Vingroup anunciou planos para a fábrica nos Estados Unidos em 2021; 
  • A meta é começar a produção em 2025, um ano depois do plano inicial; 
  • A primeira fase do projeto inclui um investimento de US$ 2 bilhões em uma fábrica capaz de produzir 150 mil veículos por ano; 
  • A fábrica ficará na Carolina do Norte;
  • A Vinfast havia entrado com pedido de oferta pública inicial (IPO) nos EUA na esperança de levantar fundos para a fábrica, mas em maio anunciou que abriria o capital por meio de uma fusão com a empresa Black Spade Acquisition. 

Leia mais! 

Quando iniciar as operações, a fábrica será o principal fornecedor de veículos elétricos da VinFast para o mercado norte-americano. 

Thuy Le, chefe da VinFast Auto.

Segundo o fundador da empresa, Pham Nhat Vuong, a montadora vietnamita espera vender até 50 mil veículos elétricos este ano, um aumento de quase sete vezes em relação a 2022, e atingir o ponto de equilíbrio no final de 2024 — mantendo o ritmo com o início das produções nos EUA em 2025. 

publicidade

VinFast nos EUA 

A VinFast é uma das várias startups de EV que lutam para manter uma posição firme diante da guerra de preços em um mercado liderado por Tesla e BYD, que brigam cada vez mais por espaço. 

Relativamente nova no ramo de EVs, vale lembrar que a VinFast iniciou sua migração para o mercado americano em 2021, bem como para a Europa. Na época, a fabricante contratou especialistas de desenvolvimento e mercado que trabalharam na Tesla, BMW, Porsche, Toyota e Nissan para consolidar seus planos.  

A companhia também já tem ao menos seis lojas na Califórnia, anunciadas no mesmo pacote de investimento da fábrica. 

Com informações da Reuters

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!