O “Cinema em Casa” marcou as tardes diárias dos brasileiros em uma época em que a internet não tinha tanta presença, e assistir a filmes na TV aberta era um hábito comum e a principal fonte de entretenimento. 

Transmitido pelo SBT, o programa estreou em 1988 e, a partir de agosto de 1991, passou a ser exibido diariamente. A atração trazia filmes que abrangiam desde produções leves para o público infanto-juvenil, dramas inspiradores e até mesmo obras consideradas inadequadas para a faixa de horário, como filmes de terror e ação com cenas de violência. 

publicidade

Um pouco distinto da concorrente “Sessão da Tarde” da Rede Globo, que tende a apresentar comédias familiares, o “Cinema em Casa” desenvolveu sua própria identidade, especialmente por sua inclinação a filmes B que frequentemente compunham sua programação. 

Após algumas interrupções ao longo dos anos, o programa retornou em março de 2023, passando a ser transmitido aos sábados.

publicidade

Que tal relembrar alguns dos filmes mais nostálgicos que foram exibidos no “Cinema em Casa”? A seguir, destacamos algumas das produções mais marcantes e reprisadas.

Loucademia de Polícia 

Imagem do filme “Loucademia de Polícia” (“Police Academy”, 1984) / Crédito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível para assinantes do Oldflix.

publicidade

A série de comédia pastelão “Loucademia de Polícia” é uma das primeiras coisas que vêm à mente quando se pensa em “Cinema em Casa”. Os 7 filmes da franquia foram amplamente reprisados nas tardes do SBT nas décadas de 90 e 2000. 

A série teve início em 1984 com o primeiro filme, ambientado na fictícia Academia de Polícia, que abre as portas a voluntários desajeitados devido ao aumento da criminalidade na cidade, resultando em situações hilárias e caóticas.

publicidade

Leia também:

Alligator – O Jacaré Gigante

Imagem do filme “Alligator – O Jacaré Gigante” (“Alligator”, 1980) / Crédito: Group 1 Films (divulgação)

Um dos filmes de terror com monstros gigantes que mais reprisou no “cinema em casa”, é o divertido  “Alligator – O Jacaré Gigante”, longa dirigido por Lewis Teague e escrito por Frank Ray Perilli e o renomado cineasta independente John Sayles.

Na trama, um jacaré que é jogado nos esgotos de Chicago acaba ficando gigante graças à exposição a produtos químicos. Eventualmente, ele começa a atacar e devorar pessoas na cidade. 

Splash – Uma Sereia em Minha Vida

Imagem do filme “Splash – Uma Sereia em Minha Vida” (“Splash”, 1984) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Uma das comédias românticas mais reprisadas do Cinema em Casa, “Splash – Uma Sereia em Minha Vida” narra a história de um empresário bem-sucedido (Tom Hanks) que teve um encontro misterioso com uma sereia em sua infância. 

Sem se lembrar dos detalhes, ele a reencontra, anos depois, em forma humana (Daryl Hannah). Eles se apaixonam, porém ela mantém sua verdadeira natureza em segredo para ele.

Christine, o Carro Assassino

Imagem do filme “Christine, o Carro Assassino” (“Christine”, 1983) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Disponível para alugar no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

Adaptação do livro homônimo de Stephen King, “Christine, o Carro Assassino” é dirigido pelo mestre do terror John Carpenter e conta a história do vínculo doentio e obsessivo entre um nerd e seu carro, um automóvel de modelo antigo que ele mesmo restaurou e chamou de Christine.

No entanto, a trama toma um rumo sinistro quando Christine desenvolve vida própria e age de maneira independente. O carro embarca em uma série de atos maléficos, perseguindo e assassinando aqueles que representam ameaça ao seu dono.

Lambada: A Dança Proibida

Imagem do filme “Lambada: A Dança Proibida” (“The Forbidden Dance”, 1990) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Um dos maiores clássicos do “Cinema em Casa” e que marcou a infância e a juventude de muitos brasileiros nos anos 90 foi “Lambada: A Dança Proibida”.  

Esse filme B americano se aproveitou da moda da Lambada, gênero musical originário da região norte do Brasil que se tornou fenômeno mundial entre os anos 80 e 90. O hit internacional “Chorando se Foi”, do grupo Kaoma, faz parte da trilha sonora do filme.

O Ataque dos Vermes Malditos

Imagem do filme “O Ataque dos Vermes Malditos” (“Tremors”, 1990) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para alugar no Amazon Prime Video e Apple TV.

Outro filme de monstros gigantes que marcava presença nas tardes do SBT era “O Ataque dos Vermes Malditos”. O longa mistura terror, comédia e aventura e conta com uma trama bem divertida e personagens carismáticos.

A história se passa em uma pequena cidade no deserto, onde criaturas subterrâneas gigantes começam a emergir e ameaçar os habitantes. Dois trabalhadores locais (vividos por Kevin Bacon e Fred Ward) unem forças para lutar contra essas criaturas sensíveis a vibrações

Trocando as Bolas

Imagem do filme “Trocando as Bolas” (“Trading Places”, 1983) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para alugar na Microsoft Store.

“Trocando as Bolas” é uma das comédias oitentistas mais aclamadas pela crítica. Dirigido por John Landis e protagonizado por Dan Aykroyd e Eddie Murphy em estado de graça, o filme apresenta um humor impagável com críticas ácidas e implacáveis. 

Na premissa, um homem rico (Aykroyd) e um morador de rua (Murphy) têm suas vidas trocadas como parte de uma aposta entre dois milionários.

Querida, Encolhi as Crianças

Imagem do filme “Querida, Encolhi as Crianças” (“Honey, I Shrunk the Kids”, 1989) / Crédito: Walt Disney Studios Motion Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

“Querida, Encolhi as Crianças” é uma comédia leve para toda a família com elementos de ficção científica e repleto de efeitos especiais.

Na premissa, um cientista desastrado (Rick Moranis) acidentalmente encolhe seus próprios filhos e os filhos dos vizinhos a um tamanho minúsculo. 

Nessa condição, os jovens passam por várias aventuras e enfrentam ameaças como insetos gigantes, gotas de água imensas ou serem devorados em um prato de leite com cereais.

Gremlins

Imagem do filme “Gremlins” (1984) / Credito: Warner Bros. (divulgação)

Disponível para assinantes do HBOMax.

Clássico do “Cinema em Casa”, “Gremlins” mistura comédia, aventura, fantasia e terror na medida certa. Com um humor sagaz e momentos aterrorizantes, esse filme dirigido por Joe Dante é um dos mais nostálgicos para quem se recorda da época em que assistia filmes na TV nos anos 90. 

Na história, um jovem recebe um presente inusitado de Natal de seu pai: uma criatura adorável chamada Mogwai. No entanto, é necessário seguir regras específicas para cuidá-lo. Não surpreendentemente, as regras são quebradas e o Mogwai dá origem a criaturas travessas e destrutivas chamadas Gremlins.

Um Lobisomem Americano em Londres

Imagem do filme “Um Lobisomem Americano em Londres” (“An American Werewolf in London”, 1981) / Crédito: Universal Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine.

Outro filme memorável de terror que passava nas tardes do SBT, “Um Lobisomem Americano em Londres” conta com um humor crítico e apresenta efeitos especiais impressionantes. É impossível não se impactar com a inesquecível cena de transformação em lobisomem.

Dirigido por John Landis, o longa conta a história de dois jovens americanos que são atacados por um lobisomem enquanto viajam pela Inglaterra. Um deles morre, enquanto o outro sobrevive e começa a sofrer transformações bizarras em seu corpo. 

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!