Todos os meses, a Netflix remove diversos conteúdos do catálogo. Essa prática ocorre frequentemente e frustra os espectadores quando filmes ou séries que eles pretendiam assistir (ou estavam assistindo) são retirados repentinamente da plataforma

Entretanto, será que existe algum meio de saber com antecedência qual a última oportunidade de ver determinado filme ou série que deixará o catálogo da plataforma? Vamos conferir a seguir.

publicidade

Leia também

A própria Netflix informa quando um filme ou série irá sair

Na Netflix, quando um filme ou série está prestes a ser removido do catálogo, uma mensagem informando a última data para assisti-lo é exibida. No entanto, essa informação só é revelada quando você seleciona um título específico. Diferentemente do HBO Max, por exemplo, a plataforma não oferece uma lista como todos títulos que estão prestes a sair do catálogo futuramente.

publicidade

Se estiver usando a Netflix em um computador ou notebook, basta clicar em “Mais informações” (ou “Episódios e informações” no caso de uma série), localizado no lado direito, na mesma linha dos ícones “Play”, “Adicionar à Minha Lista” e “Gostei”, que estão à esquerda, no cartão do filme ou série que deseja assistir. Essa opção aparece quando você passa o cursor sobre o título escolhido, simbolizado por um ícone de expansão semelhante a um “v”. 

Selecione a opção mais informações / Crédito: Olhar Digital
A informação da data limite para assistir ao filme/série esta abaixo da classificação indicativa / Crédito: Olhar Digital

No aplicativo da Netflix para dispositivos móveis, a informação “Último dia para assistir a este título” é exibida na página de detalhes do título selecionado, caso ele esteja prestes a ser removido. 

publicidade
A informação sobre a data limite em que o filme/série estará disponível na plataforma encontra-se abaixo do título / Crédito: Olhar Digital

A Netflix também informa quando um título está prestes a ser removido durante os primeiros segundos da reprodução do filme ou série, exibindo a mensagem no topo da tela.

Contudo, pode-se argumentar que essa explicação talvez não seja tão útil, uma vez que é necessário acessar o título para descobrir sua data de remoção, não permitindo um planejamento prévio para assistir o que se deseja. 

publicidade

Mas será que existe outra maneira de saber quando uma obra deixará a Netflix?

Upflix: App que informa quando um título está prestes a sair de um streaming

Tela do Upflix / Olhar Digital

Disponível para iOS e Android, o Upflix é um guia de conteúdo que oferece atualizações sobre os conteúdos disponíveis nas principais plataformas de streamings. Além da Netflix, o serviço fornece informações de outras plataformas, como Amazon Prime Video, Disney+, Star, HBO Max e Apple TV+.

Ao instalar o aplicativo (que é gratuito), ele solicitará que você assinale quais desses serviços de streaming você é assinante. Dessa forma, ele trará as atualizações e informações dos conteúdos presentes nos catálogos, bem como dos futuros lançamentos que entrarão nas plataformas. 

E o mais importante: o aplicativo também informa quando os títulos dessas plataformas deixam os seus catálogos. Basta acessar a opção “Saindo“, que é a terceira opção do menu localizado na parte inferior da interface. Nessa seção, você encontrará uma lista dos títulos que estão prestes a sair, com a data exata em que cada filme ou série será removido.

Flixboss: Um guia e buscador de conteúdo focado na Netflix

Tela do site Flixboss / Crédito: Olhar Digital

Focado exclusivamente na Netflix, o Flixboss é um guia de conteúdo que fornece atualizações, informações e um mecanismo de busca aprimorado para os títulos presentes no catálogo da plataforma.

Os usuários podem acessar o serviço no site “Flixboss: Os Melhores Filmes e Séries da Netflix“. Além disso, há uma versão mobile disponível para Android.

O Flixboss informa quando um título deixará a Netflix na aba “DEIXANDO A NETFLIX“, apresentando uma lista dos títulos que estão prestes a sair do catálogo em um prazo de até um mês, juntamente com a data exata em que cada filme ou série será removido.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!