Você sabe do que se trata o mundo phygital? Se você chega em uma loja querendo certo produto, mas, antes, pesquisa em seu celular se o preço na loja física está melhor do que pela internet, você já está praticando o chamado phygital.

Segundo a Exame, o termo “phygital” se dá pela união dos termos “physical” (físico, em inglês) e “digital”, significando a união dos mundos físico e digital. A intenção dessa junção é a de oferecer experiência híbrida e fluída entre ambos para o consumidor.

publicidade

Leia mais:

Importância

  • Hoje em dias, os consumidores não buscam um produto ou serviço, mas, sim, uma experiência;
  • Para isso e para ir além, é necessário traçar estratégia omnichannel (multicanal);
  • Por meio dela, criar ações e interações e “confundam” os ambientes físico e digital entre si.

É possível dar continuidade ao exemplo acima da seguinte forma: vamos olhar como se fôssemos a loja. Com o cliente comparando preços pelo celular, podemos oferecer uma loja online que tenha preços competitivos e oferta de compra e retirada em loja.

publicidade

Dentro desse exemplo, vemos as farmácias, onde acessamos seus apps ou sites, compramos o que precisamos e retiramos na loja mais próxima em alguns minutos. Ou seja, é a experiência phygital.

A pesquisa Mobile Consumer Survey 2023, da Airship, aponta que 83% dos brasileiros entrevistados indicam que acessam o celular quando estão em uma loja física para comparar preços.

publicidade

Ela ainda indicou que, entre as dez principais razões que levam uma pessoa a acessar seu smartphone em uma loja física, estão, respectivamente, em 4º, 5º e 6º lugares, visitar o site da loja, ler avaliações online e usar o app da loja.

Outro estudo, realizado pela Linx, especialista em tecnologia para o varejo, indica que as vendas no modelo digital aumentaram 20,1% no primeiro semestre de 2023, com a busca pela retirada presencial de produtos também aumentando em quase 40%.

publicidade

A E-commerce Trends 2024 também afirmou que pelo menos 92% dos consumidores já deixaram de comprar online por receio relacionado a golpes ou fraudes. É dessa forma que o modelo phygital entra em cena.

Todo contato que o usuário possui com a marca, gera, de alguma forma, uma experiência, que geram interações e que ocasionam percepções. Precisamos estar atentos para essa jornada de compra e consumo integradas, já que não basta somente atrair, é necessário engajar, cativar, converter, reter e humanizar a relação entre a marca e seu público.

Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper

De acordo com Ana Paula Moraes, Diretora Geral da franqueadora de minimercados autônomos Honest Market Brasil, o crescimento do modelo se dá,
principalmente, pela busca por experiência palpáveis que se tornou insaciável no pós-pandemia.

A permanência dos serviços presenciais é um reflexo da busca por experiências tangíveis. Após o isolamento, muitos consumidores valorizam a interação pessoal, a avaliação direta de produtos e a sensação de normalidade. Creio que essa necessidade acontece pelo desejo do ser humano hoje em ter conexões e vivenciar momentos reais.

Ana Paula Moraes, Diretora Geral da franqueadora de minimercados autônomos Honest Market Brasil

“A busca por conveniência e agilidade nas compras é uma resposta à vida moderna e quaisquer recursos que otimizem o tempo do consumidor para realizar suas tarefas de forma eficaz é enriquecedora. Por isso, o uso da tecnologia é indispensável para atender às necessidades do público atual”, diz Ana.

Ana pontua ainda que as expectativas de crescimento do consumo phygital são promissoras, pois ele une “o melhor dos dois mundos”.

O conceito phygital nada mais é do que evolução natural na jornada de compra. Proporciona a conveniência do consumo online e a segurança e experiência tátil do ambiente físico. O avanço da tecnologia e a ampliação da busca por agilidade
devem sustentar esse crescimento, considerando ainda o auxílio da alta conectividade, presente na geração mais jovem. Para mim, este formato é uma resposta precisa à demanda do consumidor moderno.

Ana Paula Moraes, Diretora Geral da franqueadora de minimercados autônomos Honest Market Brasil

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!