A Mercedes-Benz afirma que conduziu o primeiro teste de colisão frontal do mundo envolvendo dois carros totalmente elétricos.
Para o experimento conduzido no Centro de Tecnologia de Veículos da montadora em Sindelfingen, Alemanha, a empresa usou o SUV EQS 450 e um EQA 300 — ambos pesam 3 toneladas e 2,2 toneladas, respectivamente.
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Como foi o primeiro teste de colisão com carros elétricos
- A montadora alemã queria descobrir o que acontece quando dois carros elétricos colidem de frente.
- A dupla foi lançada a 56 km/h com uma sobreposição frontal de 50% — um tipo de batida não alinhada que replica acidentes comuns em ultrapassagens, diz a empresa.
- Quatro manequins estavam a bordo nos veículos, todos equipados com 150 sensores cada.
- Após o acidente, os engenheiros da Mercedes-Benz descobriram um baixo risco de ferimentos graves e fatais, reforçado o que já mostravam simulações de computador antes do teste.
- Outro achado importante foi que o sistema de alta tensão desligou sozinho, reduzindo o risco de incêndio. As baterias de ambos os carros também estavam intactas.
Vale ressaltar que ambos os EVs têm uma classificação de segurança de cinco estrelas nos teste da EURO NCAP. Confira como foi o teste de colisão da Mercedes no vídeo abaixo:
Segundo a montadora, zonas de deformação do veículo na frente são projetadas para absorver a energia do impacto, razão pela qual parecem destruídas após a batida. Quando a maioria da energia cinética é dissipada nas zonas de deformação, o risco de fuga de energia para o habitáculo (onde estão o motorista e passageiros) é reduzido.
No fim, o teste é um passo positivo no sentido de levar mais a sério a segurança dos carros elétricos, à medida que um número crescente de modelos circulam nas ruas. Testes como esse podem auxiliar fabricantes de automóveis a avaliar a segurança dos componentes e das baterias, por exemplo, bem como compreender como as peças se comportam em situações extremas.