David Fincher é amplamente reconhecido como um dos diretores de cinema mais proeminentes de sua geração, sendo notório por seu trabalho em filmes do gênero suspense

Inicialmente, Fincher começou sua carreira dirigindo videoclipes e, posteriormente, fez sua estreia no cinema na década de 90 com o filme “Alien 3” (1992). Em pouco tempo, obteve seu primeiro grande sucesso, tanto em termos de crítica quanto de público, com “Seven” (1995). 

publicidade

Desde então, David Fincher consolidou sua posição como um dos cineastas mais influentes na indústria cinematográfica americana, ganhando reconhecimento junto ao grande público. 

Tendo isso em mente, o Olhar Digital listou os 10 melhores filmes de David Fincher, conforme avaliação da crítica especializada. A ordem foi estabelecida tomando como base uma média das notas atribuídas pelos principais agregadores de críticas cinematográficas e sites especializados em cinema.

publicidade

10 – O Quarto do Pânico (Panic Room, 2002) 

O quarto do pânico (2002) é considerado um dos melhores filmes de David Fincher
O Quarto do Pânico (Panic Room, 2002). Imagem: Sony Pictures Releasing / Divulgação

Um dos filmes mais modestos da filmografia de David Fincher, “O Quarto do Pânico”, recebeu avaliações favoráveis no geral e teve ótimo desempenho de bilheteria nos cinemas. O longa é um suspense estrelado por Jodie Foster, Kristen Stewart, Forest Whitaker, Dwight Yoakam e Jared Leto. 

O filme foca nos momentos de tensão de uma mãe e filha que se escondem em um quarto de segurança reforçado quando um grupo de bandidos invade a sua casa.

publicidade
  • Rotten Tomatoes: 76% 
  • Metacritic: 65/100 
  • IMDb: 6,8/10,0 
  • Letterboxd: 3,5/5,0

Onde assistir: disponível para alugar ou comprar no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e TV e Apple TV.

Leia também:

publicidade

9 – O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008)

O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) é considerado um dos melhores filmes de David Fincher
O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008). Imagem: Warner Bros. Pictures / Divulgação

A adaptação do conto de F. Scott Fitzgerald, “O Curioso Caso de Benjamin Button”, recebeu elogios modestos da crítica. Fincher recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Diretor por esse trabalho. A produção é estrelada por Brad Pitt e Cate Blanchett e conta também com Taraji P. Henson, Mahershala Ali, Julia Ormond, Jason Flemyng, Elias Koteas e Tilda Swinton no elenco. 

Na história, Benjamin Button (Brad Pitt) nasce com uma condição rara: ele começa sua vida como um idoso e, à medida que o tempo passa, rejuvenesce fisicamente. A obra acompanha o extraordinário caso de Benjamin e seus encontros e desencontros com Daisy (Cate Blanchett).

  • Rotten Tomatoes: 71%
  • Metacritic: 70/100
  • IMDb: 7,8/10,0
  • Letterboxd: 3,6/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes do Amazon Prime Video.

8 – Vidas em Jogo (The Game, 1997)

Vidas em Jogo (The Game, 1997) é considerado um dos melhores filmes de David Fincher
Vidas em Jogo (The Game, 1997). Imagem: PolyGram Films / Divulgação

Embora tenha recebido elogios da maioria dos críticos quando foi lançado, “Vidas em Jogo” não conseguiu igualar o sucesso de bilheteria de “Seven”, o trabalho anterior do diretor. No entanto, ao longo do tempo, o longa conquistou um status cult e é considerado um dos filmes mais subestimados na filmografia do cineasta pelos seus fãs.

Michael Douglas estrela como um banqueiro bem-sucedido e solitário. No entanto, sua rotina monótona muda quando seu irmão distante (Sean Penn) lhe presenteia com um presente de aniversário inusitado: a participação em um jogo que estranhamente se mistura com sua vida. À medida que a experiência se desenrola, a linha entre o que é real e o que faz parte do jogo se torna cada vez mais tênue.

  • Rotten Tomatoes: 77%
  • Metacritic: 63/100
  • IMDb: 7,7/10,0
  • Letterboxd: 3,7/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix e Telecine.

7 – Mank (2020)

Mank (2020)
Mank (2020). Imagem: Netflix / Divulgação

Drama biográfico que ficcionaliza eventos reais, “Mank” retrata os bastidores da indústria cinematográfica Hollywoodiana em seu período clássico. A trama se concentra no roteirista Herman J. Mankiewicz e sua jornada na escrita do roteiro de “Cidadão Kane”, filme de Orson Welles, considerado um dos melhores da história do cinema. 

O longa conta com a atuação de Gary Oldman no papel de Mankiewicz e apresenta um elenco de renome, incluindo Amanda Seyfried, Lily Collins, Arliss Howard, Tom Pelphrey, entre outros. David Fincher recebeu uma indicação ao Oscar por sua direção.

  • Rotten Tomatoes: 83%
  • Metacritic: 79/100
  • IMDb: 6,8/10,0
  • Letterboxd: 3,6/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix.

6 – Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo, 2011)

Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo, 2011)
Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo, 2011). Imagem: Sony Pictures Releasing / Divulgação

Suspense que adapta o famoso romance de Stieg Larsson, este filme sombrio e cheio de mistérios recebeu elogios dos críticos quando foi lançado. Daniel Craig e Rooney Mara protagonizam a produção, que também conta com Christopher Plummer, Stellan Skarsgård e Robin Wright no elenco. 

A trama segue Mikael Blomkvist (Daniel Craig), um jornalista investigativo, e Lisbeth Salander (Rooney Mara), uma hacker excepcional, na investigação do desaparecimento de uma jovem ocorrido há mais de três décadas.

  • Rotten Tomatoes: 86%
  • Metacritic: 71/100
  • IMDb: 7,8/10,0
  • Letterboxd: 3,9/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video e Paramount+.

5 – Clube da Luta (Fight Club, 1999)

Clube da Luta (Fight Club, 1999) é considerado um dos melhores filmes de David Fincher
Clube da Luta (Fight Club, 1999). Imagem: 20th Century Fox / Divulgação

Um dos principais exemplos de filme cult, “Clube da Luta” dividiu a opinião da crítica na época de seu lançamento. Além disso, o longa não correspondeu às expectativas do estúdio na bilheteria. Entretanto, ao longo dos anos, a obra foi reavaliada e obteve enorme prestígio pela maioria da mídia, no geral. 

Adaptação do romance de Chuck Palahniuk, o filme é estrelado por Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter. No enredo, um homem deprimido e desiludido com a sociedade de consumo (Edward Norton) conhece Tyler Durden (Brad Pitt), um sujeito carismático e com uma atitude desapegada e impulsiva. Juntos, eles formam um clube da luta para liberar suas frustrações emocionais.

  • Rotten Tomatoes: 79%
  • Metacritic: 67/100
  • IMDb: 8,8/10,0
  • Letterboxd: 4,3/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video e Star+.

4 – Se7en (1995)

Se7en (1995) é considerado um dos melhores filmes de David Fincher
Se7en (1995). Imagem: New Line Cinema / Divulgação

Conhecido por sua reviravolta final que deixou muitos espectadores chocados, “Se7en” recebeu aclamação crítica e surpreendeu nas bilheterias quando foi lançado nos cinemas. Vários veículos da mídia especializada classificam esse filme como um dos melhores suspenses dos anos 90.

Morgan Freeman e Brad Pitt estrelam como dois detetives de homicídios que investigam uma série de assassinatos cometidos por um serial killer. O criminoso “assina” seus crimes com base nos sete pecados capitais. O elenco também inclui Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey.

  • Rotten Tomatoes: 83%
  • Metacritic: 65/100
  • IMDb: 8,6/10,0
  • Letterboxd: 4,3/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes do HBO Max.

3 – Zodíaco (Zodiac, 2007)

Zodíaco (Zodiac, 2007)
Zodíaco (Zodiac, 2007). Imagem: Warner Bros. Pictures / Divulgação

Para muitos fãs de David Fincher, “Zodíaco” é a sua grande obra prima. A obra é baseada nos livros de não-ficção de Robert Graysmith, escritor e cartunista conhecido por seus trabalhos no caso do assassino do zodíaco. O filme se concentra na investigação real dos assassinatos que ocorreram na área da Baía de São Francisco na década de 1960 e 1970. 

Jake Gyllenhaal vive Robert Graysmith e o elenco ainda é estrelado por Mark Ruffalo e Robert Downey Jr.

  • Rotten Tomatoes: 90%
  • Metacritic: 79/100
  • IMDb: 7,7/10,0
  • Letterboxd: 4,0/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes do HBO Max.

2 – Garota Exemplar (Gone Girl, 2014)

Garota Exemplar (Gone Girl, 2014)
Garota Exemplar (Gone Girl, 2014). Imagem: Warner Bros. Pictures / Divulgação

Sucesso de público e crítica, “Garota Exemplar” impactou o grande público com suas reviravoltas imprevisíveis. O filme se baseia no best-seller homônimo de Gillian Flynn, e tem como protagonistas os atros Ben Affleck e Rosamund Pike. Esta última recebeu ampla aclamação por sua atuação e uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. O elenco também conta com Neil Patrick Harris e Tyler Perry.

Na história, Amy (Rosamund Pike) desaparece misteriosamente no dia do quinto aniversário de seu casamento. Isso desencadeia uma investigação policial e chama a atenção da mídia. Conforme a investigação avança, as suspeitas começam a recair sobre o marido (Ben Affleck). À medida que o filme se desenrola, elementos que desafiam as expectativas do público são revelados.

  • Rotten Tomatoes: 88%
  • Metacritic: 79/100
  • IMDb: 8,1/10,0
  • Letterboxd: 4,1/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix, HBO Max, Amazon Prime Video e Star+.

1 – A Rede Social (The Social Network, 2010)

A Rede Social (The Social Network, 2010)
A Rede Social (The Social Network, 2010). Imagem: Sony Pictures Releasing / Divulgação

Amplamente elogiado pela crítica, “A Rede Social” é reconhecido por muitos especialistas de cinema como um dos melhores filmes da década de 2010 e do século 21. O longa apresenta um roteiro escrito por Aaron Sorkin e retrata a criação do Facebook, destacando os conflitos, traições, disputas judiciais e brigas que ocorreram no processo de desenvolvimento dessa rede social. 

Jesse Eisenberg estrela como Mark Zuckerberg, que é retratado no filme como frio e ambicioso. Andrew Garfield, Justin Timberlake, Armie Hammer e Max Minghella compõem o elenco.

  • Rotten Tomatoes: 96%
  • Metacritic: 95/100
  • IMDb: 7,8/10,0
  • Letterboxd: 4,0/5,0

Onde assistir: disponível para assinantes da Netflix e HBO Max.