Uma das sessões de filmes mais duradouras na televisão brasileira, a Sessão da Tarde deixou uma marca inesquecível em várias gerações. No ar desde 1974, o programa transmitido pela Rede Globo durante as tardes se notabilizou por apresentar filmes mais descontraídos e leves

No entanto, sua popularidade atingiu o ápice em uma época em que a internet ainda era algo distante para os brasileiros e os serviços de streaming estavam longe de serem uma realidade.

Durante esse período, uma série de filmes foi reprisada, ganhando uma aura especial vinculada ao programa. Diante disso, que tal relembrar alguns dos filmes mais nostálgicos que eram frequentemente exibidos nessa atração?

Edward Mãos de Tesoura (1990)

Edward Scissorhands (1990) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

publicidade

Filme de fantasia gótico dirigido por Tim Burton, “Edward Mãos de Tesoura” foi bastante reprisado na Sessão da Tarde. O longa é estrelado por Johnny Depp em um de seus papéis mais marcantes, ao lado de Winona Ryder, Dianne Wiest, Alan Arkin, Anthony Michael Hall e Vincent Price. 

A trama acompanha Edward (Depp), um jovem artificialmente criado por um inventor que morre antes de concluir seu projeto. Como resultado, Edward fica com lâminas afiadas no lugar das mãos. Ele vive recluso em um castelo até ser descoberto por uma vendedora de produtos de beleza (Wiest), que decide levá-lo para viver com sua família no subúrbio. No entanto, Edward enfrenta desafios e preconceitos ao tentar se integrar à sociedade.

Leia mais:

Um Príncipe em Nova York (1988)

Coming to America (1988) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine.

Sob a direção de John Landis, “Um Príncipe em Nova York” é uma das comédias mais icônicas dos anos 80. O longa é estrelado por Eddie Murphy, que além de interpretar o protagonista Akeem, vive outros múltiplos personagens disfarçados por maquiagem. O elenco também conta com Arsenio Hall (que também interpreta vários personagens), James Earl Jones, John Amos e Shari Headley. 

A trama segue o príncipe de Zamunda Akeem, que viaja para os Estados Unidos para escapar de um casamento arranjado e encontrar alguém que o ame por quem ele é, e não por seu título real e riqueza. Vivendo em Nova York, Akeem assume a identidade de um trabalhador comum e acaba se apaixonando por uma americana. No entanto, ele precisa manter seu segredo.

Karatê Kid – A Hora da Verdade (1984)

The Karate Kid (1984) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix, HBO Max e Amazon Prime Video.

Os filmes da série “Karatê Kid” são alguns dos maiores clássicos da Sessão da Tarde. Contudo, o primeiro longa-metragem da franquia, com certeza, foi o que mais marcou. Ralph Macchio e Pat Morita estrelam a produção com uma química que conquistou o público.

A história segue Daniel LaRusso (Macchio), um adolescente que enfrenta desafios ao se adaptar a uma nova cidade. No entanto, ele acaba fazendo amizade com uma garota (Elisabeth Shue), mas acaba despertando ciúmes do ex-namorado dela (William Zabka), um valentão que é aluno do dojo Cobra Kai e passa a persegui-lo. Para se defender, Daniel conta com a ajuda do Sr. Miyagi (Pat Morita), um mestre experiente em karatê.

Esqueceram de Mim (1990)

Home Alone (1990) / Crédito: 20th Century Fox (divulgação)

Disponível para assinantes do Disney+.

Uma comédia natalina para toda a família, “Esqueceram de Mim”, conta com a direção de Chris Columbus e o roteiro/produção de John Hughes, este último que possui uma filmografia que é a cara da Sessão da Tarde.

Macaulay Culkin estrela como um garoto de 8 anos que é deixado para trás pela sua família, que parte para uma viagem e o esquece em casa. Além disso, o menino precisa enfrentar sozinho a presença de dois ladrões. O filme ainda apresenta Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard e Catherine O’Hara no elenco.

O filme também conta com várias continuações que também marcaram presença na atração vespertina da Rede Globo.

Curtindo A Vida Adoidado (1986)

Ferris Bueller’s Day Off (1986) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Paramount+ e Telecine.

Outro filme de John Hughes na lista, “Curtindo a Vida Adoidado”, é escrito e dirigido pelo mesmo e é estrelado por Matthew Broderick no papel do inesquecível Ferris Bueller, um estudante do ensino médio carismático e astuto. 

O longa-metragem acompanha Ferris, que decide matar um dia de escola e convence sua namorada (Mia Sara) e seu melhor amigo (Alan Ruck) a aproveitarem o dia livre explorando Chicago. O enredo segue as peripécias do jovem enquanto ele finge estar doente para evitar as aulas e a implacável perseguição do diretor da escola, que desconfia de tudo.

As Patricinhas de Beverly Hills (1995)

clueless (1995) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Telecine.

Releitura contemporânea do romance “Emma” de Jane Austen, “As Patricinhas de Beverly Hills” tornou-se um clássico cult ao longo dos anos devido ao seu humor satírico e inteligente. Dirigido por Amy Heckerling, o filme é estrelado por Alicia Silverstone, Stacey Dash, Brittany Murphy e Paul Rudd. 

A trama segue a adolescente Cher (Silverstone), uma doce e adorável patricinha que nunca repete uma roupa é a garota mais popular do colégio. Cher decide realizar boas ações para melhorar a vida amorosa das pessoas ao seu redor. Quando uma nova estudante desajustada e fora dos padrões (Murphy) aparece, Cher decide fazer uma transformação em seu visual e ajudá-la socialmente na escola. No entanto, suas ações resultam em consequências inesperadas.

Um Tira da Pesada (1984)

Beverly Hills Cop (1984) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes do Paramount+ e Telecine.

A trilogia “Um Tira da Pesada” também teve uma grande presença na programação da Sessão da Tarde. Estrelada por Eddie Murphy como Axel Foley, um policial carismático com métodos pouco convencionais, o primeiro filme da franquia talvez seja o mais emblemático exibido pelo programa. 

O enredo se inicia em Detroit, quando o melhor amigo de Axel é assassinado. Determinado a investigar por conta própria, mesmo contra as ordens de seus superiores, Axel descobre pistas que o levam até Beverly Hills. Ao chegar lá, o policial se depara com a cultura extravagante e luxuosa da cidade, e apronta mil e uma com seus métodos espertos e pouco ortodoxos.

A Lagoa Azul (1980)

The Blue Lagoon (1980) / Crédito: Columbia Pictures (divulgação)

Disponível para assinantes da Netflix.

Bastante conhecido no Brasil devido às suas frequentes exibições na Sessão Da Tarde, “A Lagoa Azul” ficou marcado por apresentar cenas de leve conteúdo sexual e nudez que eram transmitidas nas tardes sem passar por nenhum tipo de censura. O filme é estrelado por Brooke Shields e Christopher Atkins.

O filme narra a história de duas crianças que se veem em uma ilha deserta após sobreviverem a um naufrágio. Elas crescem isoladas da sociedade, aprendendo a sobreviver na natureza e explorando sozinhas as descobertas relacionadas aos corpos e ao amor.