Desde setembro de 2022, quando apresentou uma anomalia durante um lançamento de carga, o foguete New Shepard, da Blue Origin, está parado. Recentemente, a empresa do bilionário Jeff Bezos anunciou que esse longo hiato deve ser interrompido dentro em breve.

A princípio, o novo lançamento aconteceria nesta segunda-feira (18), no entanto, o evento foi cancelado para averiguação de problemas no “sistema terrestre”, de acordo com uma postagem na conta ofcial da empresa no X (antigo Twitter).

New Shepard é um combo de foguete-cápsula reutilizável que a Blue Origin usa para levar pessoas e cargas ao espaço suborbital. Das 23 vezes que o veículo foi lançado até o momento, seis eram com pessoas a bordo.

Leia mais:

publicidade

Anomalia em foguete da Blue Origin foi investigada

Denominado NS-23, o voo de setembro de 2022 seria dedicado apenas à pesquisa. Cerca de 65 segundos após o lançamento, o propulsor do foguete sofreu um sério problema e caiu de volta à Terra. A cápsula conseguiu sair ilesa e pousou suavemente sob paraquedas, com suas 36 cargas úteis de pesquisa intactas.

A Blue Origin logo iniciou uma investigação de percalços, que foi supervisionada pela Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA). Em março, a empresa anunciou que havia identificado a causa do acidente: uma “falha termoestrutural” do bico do motor BE-3PM que alimenta o propulsor da espaçonave New Shepard, o que foi confirmado pela FAA em setembro.

O órgão exigiu que a empresa implementasse “21 ações corretivas para evitar a recorrência de acidentes, incluindo o redesenho de componentes do motor e do bico para melhorar o desempenho estrutural durante a operação, bem como mudanças organizacionais”.

Ainda esta semana, a nova data deve ser anunciada.

A Blue Origin não é a única empresa que lança clientes pagantes de e para o espaço suborbital. Isso também é feito pela Virgin Galactic, que faz parte do Virgin Group, do bilionário britânico Richard Branson. Nos 15 meses em que o New Shepard ficou parado, a concorrente lançou seis missões tripuladas com seu avião espacial VSS Unity.

Obs.: Este texto foi atualizado após o cancelamento do lançamento desta segunda-feira (18).