Eclipse solar total de 2024 promete ser espetáculo astronômico; saiba motivo

Evento ocorrerá em 8 de abril e poderá ser visto em vários lugares do planeta
Rodrigo Mozelli16/02/2024 03h00, atualizada em 16/02/2024 18h24
eclipse_solar_ia-1-1200x1080
Imagem: Rodrigo Mozelli (gerado com IA)/Olhar Digital
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O eclipse solar total deste ano promete. Este evento único ocorrerá em 8 de abril, sendo primeiro visível no México, antes de passar pelos Estados Unidos e sair da América do Norte, na costa atlântica de Newfoundland.

De acordo com a NASA, este eclipse será diferente dos eclipses solares totais passados. Cientistas afirmam que a coroa do Sol (sua camada mais externa) será mais visível do que no último eclipse solar total de 2017, devido à maior atividade solar no momento do evento. Além disso, o eclipse de 2024 terá duração quase dois minutos maior do que o anterior.

Leia mais:

Oportunidade única para observação

Conforme a BBC, a caçadora de eclipses Polly White, co-fundadora do Great American Eclipse, site educacional que compartilha informações atualizadas sobre eclipses, mapas e animações, afirma que, desde o eclipse de 2017 e o eclipse solar anular de 14 de outubro de 2023, mais pessoas estão cientes do próximo evento.

“Espero ver coroa solar grande, dinâmica, com serpentinas [ejeções de massa coronal], protuberâncias solares e cromosfera brilhante e agitada”, disse.

Além disso, há pequena chance de que um cometa seja visível com binóculos durante a totalidade do eclipse. Depois do eclipse solar total de abril de 2024, os observadores não poderão ver outro até 2044, tornando este ainda mais atraente.

Oportunidade para mais pessoas observarem o eclipse

  • A área de totalidade também será maior, o que significa que o eclipse será visível para mais pessoas do que o eclipse solar total mais recente;
  • Cerca de 31,6 milhões de pessoas vivem no caminho de 322km da totalidade – mais que o dobro do número de pessoas que poderão ver o evento desde o último evento semelhante;
  • Até mesmo as pessoas que moram em outros locais poderão ver o eclipse de alguma forma: em abril, 99% das pessoas que residem nos Estados Unidos poderão ver o eclipse parcial ou total de onde moram, afirmou a NASA em seu site;
  • Todos os estados contíguos dos EUA, mais partes do Alasca e do Havaí, experimentarão pelo menos um eclipse solar parcial.

Aumento nas viagens e festivais durante o eclipse

Este evento astronômico altamente antecipado tem mais do que cientistas e caçadores de eclipses ansiosos pelos dias que faltam. Embora seja mais fácil para mais pessoas verem o eclipse total sem precisar sair de casa do que nos anos anteriores, especialistas acreditam que haverá aumento nas viagens para presenciar o espetáculo.

A Great American Eclipse prevê que um em cada quatro americanos deve fazer uma viagem durante o eclipse para estar dentro do perímetro visível em 8 de abril. Com isso em mente, agentes de viagens têm ajudado os viajantes a encontrar onde se hospedar para ter a melhor vista.

Festivais também estão planejados durante a semana do eclipse em locais, como Bloomington, Indiana (EUA), que sediará o Shadowfest; e Jesieville, Arkansas (EUA), onde ocorrerá o 2024 Total Eclipse Festival, com música ao vivo, acampamento, tirolesa e busca por cristais.

Com tantos potenciais espectadores neste ano, White aconselha a todos os espectadores a usarem seus óculos de eclipse certificados pela ISO – exceto durante o período da totalidade. Ela diz que, infelizmente, há óculos falsificados no mercado.

A Great American Eclipse não incentiva as pessoas a comprar óculos de eclipse em sites, como a Amazon. Ela indica as pessoas para a American Astronomical Society (AAS), que possui lista de fornecedores seguros para os observadores interessados.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.