Uma avançada tecnologia de corte com ares de “sabre de luz” está sendo usada para a criação do NewAthena (Telescópio Avançado para Astrofísica de Alta Energia), da Agência Espacial Europeia (ESA). Ela funciona através de um feixe de laser direcionado por um jato de água tão fino quanto um fio de cabelo, similar ao funcionamento da fibra óptica tradicional.

Este jato de água permite cortes paralelos precisos, além de resfriar a área cortada e remover o material eficientemente. Desenvolvido pela empresa Synova, da Suíça, o chamado “Laser Microjet” se baseia em um método híbrido de usinagem, sendo frio, limpo e controlado.

publicidade

Leia também:

O sabre de luz, segundo a empresa, resolve problemas significativos associados à tecnologia laser seca. Ou seja, resolve questões quanto a danos térmicos, contaminação, deformação, deposição de detritos, oxidação, microfissuras e conicidade.

publicidade

Corte a laser para criar lentes

Quem está usando o Laser Microjet no projeto é a empresa holandesa cosine, responsável pela produção de lentes de raios X para o NewAthena. Dê uma olhada em como funciona a tecnologia:

Essa inovação possibilitará a criação de uma lente de raios X de 2,6 metros para o telescópio. Conforme explica a ESA, os raios X (que não refletem como a luz comum em espelhos padrão e só podem ser desviados em ângulos rasos) exigem um arranjo especial de espelhos para sua focalização.

publicidade

O NewAthena usará óptica de poros de silício, consistindo de muitas placas do material espelhadas e alinhadas com precisão, normalmente usadas na fabricação de chips. De acordo com a ESA, o desempenho científico do observatório excederá qualquer missão de raios X existente em mais de dez vezes em vários aspectos diferentes: área de recolha de luz, velocidade de pesquisa de raios X, fraca sensibilidade da linha de emissão e espectroscopia de alta resolução espacialmente resolvida.

Ao combinar um grande telescópio de raios X com instrumentos científicos de última geração, NewAthena abordará questões intrigantes da astrofísica. A ideia é responder, por exemplo, “como e por que a matéria comum se agrupa nas estruturas (galáxias, aglomerados de galáxias) que vemos hoje” e “como é que os buracos negros crescem e moldam o seu ambiente, bem como a evolução cosmológica das galáxias que os acolhem”. O lançamento está planejado para 2035.

publicidade

NewAthena deverá também colaborar com o próximo observatório de ondas gravitacionais da ESA. Batizado de “LISA (Laser Interferometer Space Antenna)”, ele tem lançamento previsto para 2037.