Um Eclipse Solar Total é esperado para o mês de abril e poderá ser observado em boa parte da América do Norte. Ele não tem potencial para causar nenhum risco à saúde das pessoas, mas as autoridades dos Estados Unidos já emitiram diversos alertas relacionados ao fenômeno.

Leia mais

publicidade
Eclipse Solar Total está previsto para abril (Imagem: Mathew Schwartz/Unsplash)

O que está por trás de tantos alertas?

Apenas nos últimos dias, foi determinado o fechamento de todas as escolas do estado Texas, além de recomendado que a população estoque combustível, água e alimentos, inclusive para os animais de estimação.

O temor das autoridades não está relacionado ao eclipse em si, mas ao grande aumento do fluxo de turistas esperado para a data. Já houve alertas sobre a elevação da pressão sobre o serviços de transporte e de emergência.

publicidade

Tudo isso porque algumas pequenas cidades devem triplicar de população e não têm estrutura para comportar tantas pessoas.

O que podemos ter são multidões aqui que não estamos acostumados. Não estamos preparados para isso. Muitas das estradas aqui são de duas faixas. Isso não é Chicago, isso não é Cleveland, onde temos um monte de estradas de quatro pistas, seis faixas chegando, então o tráfego pode ser muito extremo aqui se tivermos multidões mais do que esperamos.

Dave Freeman, diretor da Agência de Gestão de Emergências do Condado de Lorain

Torres de telefonia celular também podem ficar sobrecarregadas, afetando a qualidade do sinal e prejudicando as comunicações. As informações são do IFLScience.

Carros na estrada
As autoridades dos EUA preveem congestionamentos e outros problemas (Imagem: rawpixel.com no Freepik)

O eclipse

  • No dia 8 de abril a Lua cobrirá o Sol num Eclipse Solar Total que poderá ser visto de várias regiões da América do Norte, possibilitando que milhões de pessoas observem o fenômeno, que resulta numa cobertura quase perfeita da estrela.
  • Infelizmente, o evento não será visto no Brasil.
  • O fenômeno é o mesmo que foi registrado em 2017, mas há algumas diferenças.
  • No último evento do tipo, a Lua estava um pouco mais distante da Terra, assim a faixa onde o fenômeno pode ser observado em sua totalidade variava de 100 a 115 quilômetros de largura.
  • No que acontece em abril, essa faixa irá variar de 170 a 200 quilômetros.
  • O Eclipse Solar Total deste ano poderá ser visto por cidades e áreas mais densamente povoadas, permitindo que 31,6 milhões de pessoas assistam o fenômeno, em comparação com as 12 milhões de 2017.
  • No eclipse de 2017, o período mais longo de sua totalidade aconteceu próximo a Carbondale, Illinois e durou de 2 minutos e 42 segundos.
  • Em 2024, ele será mais longo próximo a Torreón, no México, durando cerca de 4 minutos e 26 segundos.
  • Durações superiores a 4 minutos, no entanto, também acontecerão até próximo da fronteira do Canadá, quando o eclipse durará 3 minutos e 21 segundos.
  • Outra diferença é que o ano de 2024 é mais próximo do máximo solar, onde a atividade da estrela é maior.
  • Assim, quando a Lua cobrir o Sol, é bem provável que serpentes de fogo na coroa estelar, diferente da aparência mais simples de 2017.