Conceito artístico de um eclipse solar atrás do Cristo Redentor, simpolizando esse evento astronômico no Brasil, elaborado com Inteligência Artificial. Crédito: Flavia Correia via DALL-E/Olhar Digital
Nesta segunda-feira (8), haverá um eclipse solar total – um dos eventos astronômicos mais fascinantes que existem. Aqui no Brasil, nós testemunhamos um eclipse solar anular no ano passado, mas o fenômeno em totalidade não é visto no país desde 1994.
E ainda não será desta vez. Na ocasião, o espetáculo só poderá ser observado ao longo de uma faixa que abrange três estados do México, 15 dos EUA e quatro do Canadá, de acordo com a NASA.
Sobre o eclipse solar:
Na imagem abaixo, vemos o chamado caminho da totalidade, onde a sombra umbral interna da Lua se moverá pela América do Norte. O trecho tem 185 km de extensão por 13 mil km de comprimento, nascendo e morrendo em áreas oceânicas. Conforme se pode observar, a porcentagem de visualização parcial do eclipse vai reduzindo conforme as faixas se distanciam.
Leia mais:
Mesmo quem não estiver na região privilegiada do planeta que testemunhará o eclipse solar total poderá assistir ao evento em tempo real. Basta acessar qualquer uma das plataformas do Olhar Digital (site, canal do YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou TikTok) a partir das 14h.
Além de trazer imagens do fenômeno, a transmissão ao vivo vai contar também com a participação de convidados especiais para comentar o evento.
A live terá apresentação de Bruno Capozzi, nosso editor-executivo, Lucas Soares, editor de Ciência e Espaço, e do astrônomo Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).
Esta post foi modificado pela última vez em 5 de abril de 2024 19:27