O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, flagrou, nesta sexta-feira (17), o amanhecer de trio de estrelas que se assemelham ao nosso Sol.

O sistema de estrela tripla em questão são HP Tau, HP Tau G2 e HP Tau G3, informa a agência espacial estadunidense.

Trio de estrelas lembram o Sol

• HP Tau é conhecida como estrela T Tauri, espécie de estrela variável jovem que não começou a fusão nuclear, mas começou a evoluir para estrela movida a hidrogênio similar ao Sol;
  • As T Tauri costumam ter menos de dez milhões de anos (o Sol, por exemplo, tem 4,6 milhões de anos) e costumam ser encontradas envoltas nas nuvens de gás e poeira pelas quais foram formadas;
  • Na imagem capturada pelo Hubble, a NASA descreve o trio de estrelas como “um geodo cósmico brilhante”.

Veja, a seguir, a imagem obtida pelo Hubble do trio de estrelas variáveis HP Tau, HP Tau G2 e HP Tau G3, que parecem com nosso Sol, ao amanhecer:

Belo trio de estrelas que se assemlham ao Sol amanhecendo sob a lente do Telescópio Espacial Hubble(Imagem: NASA, ESA, G. Duchene [Universidade de Grenoble I]; Processamento de imagem: Gladys Kober [NASA/Universidade Católica da América])

Descoberto o primeiro disco ao redor de uma estrela fora da Via-Láctea

Cientistas descobriram a primeira estrutura de disco já encontrada ao redor de estrela fora da Via-Láctea. O disco rodeia uma estrela jovem e massiva que está se formando em uma creche estelar chamada N180.

Essa estrela está localizada na Nuvem de Magalhães, galáxia anã vizinha da nossa. O disco está a uma distância de 163 mil anos-luz da Terra – o que significa que não apenas é o primeiro disco detectado fora de nossa galáxia, mas, também, é o disco mais distante já observado.

Leia a matéria completa aqui