Segurança

celular hackeado

8 aplicativos para proteger sua privacidade no celular

Sofia Aureli, editado por Daniel Junqueira 17/10/2019 12h13
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Aplicativos dificultam eventuais vazamentos de dados e invasões nos dispositivos

Você está usando uma senha para bloquear seu telefone, evitando aplicativos e e-mails suspeitos, certo? Estes são bons pontos de partida para você proteger a privacidade no seu celular. Mas, se por algum motivo você está preocupado com o aumento de invasões em telefones e com os massivos vazamentos de dados, existem outras maneiras de se proteger.


A seguir, alguns aplicativos dedicados para proteger sua privacidade no iOS e no Android:

Navegação Privada

Uma das maneiras mais fáceis para melhorar sua privacidade é providenciar uma rede de internet privada (VPN), uma vez que elas permitem que você entre no Wi-Fi público sem se preocupar com o roubo de senhas. Porém, independente do VPN que você escolha, evite os gratuitos.

Um aplicativo para isto é o ExpressVPN, que oferece recursos completos por um bom preço. Além de seu sólido histórico em segurança, ele está sempre entre as VPNs mais rápidas do mercado e está disponível para ambos os sistemas operacionais.

Se você usa Android, uma outra opção é o Tor Brower e seu acompanhante, Orbot. Este último não apenas criptografa o seu tráfego, mas também todos os dados de seus aplicativos conectados à internet. No iOS, um aplicativo similar é o Onion Browser, apesar de criptografar apenas sua navegação.

É necessário lembrar que o uso destes dois aplicativos pode deixar a velocidade de carregamento um pouco mais lenta.

Além disso, outra maneira de ter uma navegação privada é alterando seu mecanismo de busca. O buscador anônimo Duck Duck Go (iOS e Android) é um contraponto ao Google e bloqueia rastreadores de publicidade, força a criptografia e não te direciona pela internet procurando maneiras de personalizar anúncios.

Senhas e mensagens

Para manter suas mensagens seguras, considere usar o aplicativo Signal (iOS e Android), que oferece uma boa combinação entre usabilidade e segurança, além de criptografar mensagens telefônicas e de texto. Tenha em mente que para a criptografia de mensagens funcionar, a outra pessoa também deverá adotar algum aplicativo similar.

O problema de carregar todos esses programas de segurança é a constante necessidade de criar inúmeras senhas diferentes. A respeito disso, algo necessário para manter sua privacidade no celular é instalar um bom gerenciador de senhas.

Com o iOS 11, a Apple introduziu seu próprio recurso de gerenciamento. Porém, no caso do Android, um aplicativo interessante é o 1Password (iOS e Android), que oferece 1 GB de armazenamento e autenticação de dois fatores. Seu uso requer uma assinatura de US$ 36 (R$ 148,66) por ano.

Em caso de roubo

Caso você perca seu telefone ou ele seja roubado, existem vários aplicativos que permitem destruir remotamente o conteúdo do seu telefone. A opção mais fácil para Android é ativar o recurso Find My Device - "encontre seu smartphone" - que já está disponível no celular. Ele permite que você localize e bloqueie seu telefone remotamente além de exbir uma mensagem pedindo para que o aparelho seja devolvido.

A Apple possui um recurso semelhante, o Find My, que permite encontrar os dispositivos da marca, mesmo offline.

Via: Cnet


Segurança Aplicativos privacidade smartphone VPN senha proteção cybersegurança Celular
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você