Segurança

Reconhecimento Facial

Programador brasileiro cria algoritmo que reconhece armas de fogo

Sofia Aureli, editado por Matheus Luque 10/10/2019 14h37
Compartilhe com seus seguidores
A A A

A inteligência artificial do algoritmo AllSeenEye reconhece armas de fogo via câmeras de segurança e emite alertas para autoridades e civis

Melhorar a segurança pública é a proposta do algoritmo AllSeenEye, que busca reconhecer armas de fogo por meio de câmeras de segurança, emitindo alertas para autoridades e civis sobre o local e o tipo de arma. Ele foi criado pela startup Aiquimist, em Nova York, e desenvolvido pelo programador brasileiro Nicholas Guimarães, 22.


"Sempre que acontece algum ato que coloca as pessoas em risco tem uma arma de fogo envolvida. Por que não desenvolver um algoritmo de reconhecimento de armas?", questionou Guimarães. Diante disso, o programador criou a tecnologia de segurança pública que pode ser usada por governos, escolas, aeroportos, trânsito e em estações de trem e metrô. Porém, a Aiquimist não descarta uso do algoritmo em empresas privadas como bancos, estádios e shoppings.

O algoritmo também atua junto com as redes sociais. No caso de ataques transmitidos ao vivo pela internet, como ocorreu na Nova Zelândia em março deste ano, seriam emitidos avisos nas redes para que a transmissão fosse interrompida imediatamente. Além disso, as redes emitiriam recados para pessoas nas proximidades do ataque.

A Aiquimist é uma startup familiar. Nela, o pai e tio de Nicholas, Eduardo Guimarães e Marcello Guimarães, trabalham para desenvolver soluções usando inteligência artificial em diversas áreas. "Em qualquer hipótese, não é uma ferramenta para caçar ninguém. É para detectar e permitir que se protejam vidas a partir de uma verificação sistemática. Ela não dorme e não para", afirmou Eduardo para falar que o sistema teria uma vigilância constante e sem a presença humana.

Segurança Inteligência Artificial segurança pública armas
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você