Considerada a tendência de 2019, o modo escuro foi adotado por diversas empresas em seus aplicativos. Como era de se esperar, a Apple e o Google não ficaram de fora disso, adicionando o modo ao Android 10 e iOS 13 

Porém, alguns aplicativos não se adaptam às mudanças de sistema, como é o caso do Gmail. Agora, o aplicativo de e-mail do Google recebeu a tão esperada função que já pode ser acionada a qualquer momento pelo usuário. Aqui no Olhar Digital, alguns usuários do Pixel, o celular da Google, já receberam a atualização. 

Reprodução

A alteração de cores está disponível para dispositivos que rodam Android 10 e iOS. O Google informa que a atualização está sendo realizada aos poucos, por isso, pede que os usuários aguardem o update caso ainda não tenham acesso. 

Com o modo escuro em alguns tipos de tela, é possível perceber um pouco de economia na bateria dos aparelhos. Além de ser confortável visualizar certas telas em ambientes mais escuros. Veja como ativar o modo em ambas as versões: 

Modo escuro do Gmail no Android 10 

Embora muitos aplicativos do Android adotem o tema escuro quando a opção é ativada nas configurações gerais do aparelho, ele pode ser ativado separadamente no caso do app de e-mails.  

No aplicativo do Gmail, basta clicar no menu do canto superior esquerdo. Depois seguir os seguintes passos: Configurações> Configurações Gerais> Tema> Escuro. 

Modo escuro do Gmail no iOS 13 

No caso do iOS 13, o Gmail vai se adaptar ao tema escolhido no telefone. A alteração será realizada assim que o Google disponibilizar o update. Porém, caso o usuário queira ativar o tema escuro somente no Gmail, deve abrir o menu do aplicativo e seguir os passos: Configurações> Tema> Escuro. 

Os usuários com iOS 11 e iOS 12 também podem ativar o tema escuro em seu aplicativo de e-mail, basta selecionar as configurações do aplicativo e tocar na opção “Tema Escuro”.  

Via: Cnet