Você quer saber como descobrir o nome de um filme pelo enredo? Nesta lista do Olhar Digital, separamos diversos sites e ferramentas para você encontrar o que procura – e eles não funcionam apenas para achar filmes antigos. Veja o que mais lhe agrada e boa procura!

Como descobrir o nome de um filme pelo enredo? Conheça 7 ferramentas que podem ajudar

1) What is my movie

Como descobrir o nome de um filme pelo enredo what is my movie
Imagem: What is my movie / Reprodução

What is my movie é uma ferramenta para te ajudar a encontrar um filme se você não sabe o nome. Ela funciona com machine learning e consegue combinar a sua pesquisa com os metadados inseridos na base de dados, gerando, assim, o resultado. Além disso, ela é compatível com pesquisa por voz e com a assistente virtual Alexa.

publicidade

Veja alguns exemplos do que você consegue pesquisar:

  • Filmes de Harry Potter;
  • Filmes de James Bond com Sean Connery;
  • Filmes de ficção científica que se passam no espaço.

Além desses, você consegue pesquisar por fala de personagem ou pelo ator. Nesses casos, use aspas:

publicidade
  • “Que a força esteja com você” (citação do filme ‘Star Wars‘);
  • “Julia Roberts”.

Executei esses testes para verificar o nível de acuidade do sistema. Infelizmente, a ferramenta só funciona em inglês. Se você não tiver domínio da língua e quiser ajuda para traduzir, veja nosso guia com os melhores tradutores de inglês para português.

No caso de Harry Poter, por exemplo, ele consegue encontrar os filmes do bruxinho, mas também encontra outros filmes de paródia ou musicais. Além disso, falhou em indicar outros longas do universo Harry Potter, como ‘Animais Fantásticos’.

publicidade

Embora afirmem que a ferramenta é capaz de reconhecer falas de filmes, ela não conseguiu encontrar a icônica “que a força esteja com você”.

2) InterFilmes

Outro site para descobrir filmes é o InterFilmes. Trata-se tanto de uma base de dados para você buscar informações do ator, diretor ou filme, quanto um fórum para outras pessoas te ajudarem a nomear o longa que você está procurando. E a melhor parte é ser em português.

publicidade

Na ferramenta de busca você pode inserir o título, o ano de produção ou o nome do ator. Porém, quando pesquisei o nome dos diretores Steven Spielberg ou Francis Ford Copolla, não retornou um perfil ou filmes dirigidos por eles.

Já em outra parte do site, você encontra a ferramenta chamada “Qual é o filme?“. Trata-se de um fórum onde você consegue compartilhar uma descrição do enredo e outras pessoas podem respondê-lo. Para responder ou fazer uma postagem, você precisa se cadastrar.

3) Bancos de dados na internet

Os bancos de dados na internet ainda são a forma mais comum de encontrar informações sobre os seus filmes favoritos. Entre eles, você tem o nacional Adoro Cinema e o internacional IMDB.

Adoro Cinema

Adoro Cinema é um site brasileiro que permite buscar por filme, série ou celebridade. Apesar de mais simples do que o IMDB, ele oferece um serviço acessível em português. Mas, por outro lado, você tem que saber uma palavra do título ou o nome da pessoa para conseguir encontrar o filme. Ou seja, não funciona apenas com enredo.

IMDB

Na busca simples do IMDB, você consegue buscar pela celebridade, pelo título, pela série, pelo estúdio ou por uma palavra-chave. Já na busca avançada, você encontra quatro opções diferentes, que vou explicar a seguir.

A primeira busca avançada te possibilita selecionar diferentes filtros para encontrar uma produção. Como, por exemplo, filmes em preto e branco ganhadores do Oscar entre 1950 e 1959.

Já na busca avançada por nome você encontra formas de encontrar celebridades. Que tal descobrir pessoas que usaram a palavra alopecia em sua biografia? Aqui, você consegue.

A terceira forma de busca avançada é para descobrir pessoas que trabalharam juntas ou todas as pessoas que trabalharam em duas produções diferentes. No primeiro caso, você consegue descobrir o nome de todas as produções em que George Clooney e Brad Pitt trabalharam juntos. No segundo, você pode pesquisar por pessoas que trabalharam nos mesmos títulos, por exemplo, ‘Batman Returns’ e ‘Batman Forever’.

Por último, você consegue pesquisar elementos que aparecem em um enredo, como “filmes com cavalos” e também achar um filme por uma frase (como “may the force be with you”). Esta ferramenta também permite buscar por biografia, citações ou perguntas em página de pessoas.

Leia também:

4) Catálogos das plataformas de streaming

Todas as plataformas de streaming têm uma ferramenta de busca. Ainda que elas sejam simples, permitem que você procure por título, pessoa ou gênero – é o caso da Netflix, Disney+, HBO Max e Prime Video. No caso da Star+, você também pode procurar por time.

A parte boa é que permite encontrar filmes com elementos (como “cavalo”) ou assuntos (como “férias”); porém geralmente a ferramenta não encontra “jovens drogados” ou “romance no espaço”.

5) Fóruns online

Ainda que outras ferramentas tenham sido criadas, muitos fãs ainda recorrem aos fóruns online para encontrar outros aficionados para ajudarem em tarefas, como descobrir o nome de um filme antigo.

No Brasil, temos o fórum “Cinema em Cena”, no qual existe um tópico “Qual o nome do filme?” para que você poste sua dúvida.

Como descobrir o nome de um filme pelo enredo fóruns online
Imagem: Reddit / Reprodução

Já na gringa, temos o “Tip of my tongue“. Trata-se de um fórum em inglês na plataforma Reddit criado para tirar dúvida de filmes e também de outros assuntos que estão na ponta da língua, mas você não consegue se lembrar.

6) Grupos no Facebook

A versão mais atual dos fóruns online são os grupos em redes sociais, como o Facebook. E, português, temos o grupo “Qual o nome do filme???“. Nele, você consegue pedir ajuda de outros membros para descobrir o nome de um filme por uma cena ou pela sinopse, por exemplo.

Já em inglês, temos o “What was the thing“. O escopo deste grupo é um pouco maior; você pode descobrir o nome do filme, mas também de itens, livros, músicas etc. O lado negativo é que você precisa escrever em inglês.

7) O que assistir

Além de ser um buscador de assuntos gerais, o Google consegue te entregar vários recursos separados. Um deles é “O que assistir”, que aparece em buscas sobre o universo cinematográfico. Essa ferramenta é útil para você que não sabe como achar um filme no Google.

Exemplos de buscas que realizei e deram certo foram: “filme de jovem drogado”, “filme de comédia com Adam Sandler” e “filme sobre crime real”. Porém, a consulta por “filme que o protagonista morre” não ativou o recurso “O que assistir” e a busca por “filme sobre roubo a banco com Bruce Willis” forneceu produções com o ator, mas não apenas sobre roubo a banco.

Conclusão

Agora, você conhece diversos sites e ferramentas para te ajudar a descobrir o nome de um filme que assistiu. Prepare a pipoca e boa sessão!

Veja também nosso guia de TV Box para você não errar na compra. Já se você procura conteúdo de graça, veja essas dicas para assistir TV online. Agora, se você quer ir para uma época mágica, veja nossa lista de filmes natalinos.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!