Project xCloud: Microsoft inicia testes da versão para navegadores

Streaming de jogos xCloud está perto de ser disponibilizado para navegadores. Atualmente, serviço roda apenas em dispositivos Android
Por Bruno Felix, editado por Renato Mota 16/02/2021 17h54
Imagem mostra o jogo Minecraft sendo exibido em diversos dispositivos
Project xCloud está perto de ser disponibilizado para PCs através dos navegadores. Crédito: Microsoft/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A versão para navegadores do Project xCloud, o streaming de jogos desenvolvido pela Microsoft, ganhou suas primeiras imagens. Disponível para smartphones e tablets Android, o serviço está sendo testado por funcionários da empresa e fica mais perto de ser lançado também para PCs e dispositivos iOS.

De acordo com fontes ligadas à companhia criada por Bill Gates, o próximo passo no cronograma da plataforma, inclusa de forma gratuita para assinantes do Game Pass Ultimate, será o lançamento de um “beta” público.

Funcionários da Microsoft estão testando a versão do xCloud para web. Crédito: The Verge/Reprodução
Funcionários da Microsoft estão testando a versão do xCloud para web. Crédito: The Verge/Reprodução

Não há informações sobre a resolução gráfica suportada na versão do xCloud para navegadores, mas como a Microsoft utiliza servidores “equivalentes” aos consoles Xbox One S, é possível concluir que os jogos não chegam a rodar em 4K. No entanto, a companhia já tem planos de atualizar o hardware do serviço, passando a usar servidores com capacidade comparável ao Xbox Series X.

Ao rodar no browser, o xCloud exibe sugestões de jogos, títulos recém-jogados pelo usuário e a lista completa de games disponíveis. Diferentemente da modalidade para smartphones, um joystick com conexão USB ou Bluetooth compatível é necessário, já que não há possibilidade de controle por toques.

Interface do xCloud para navegadores é semelhante à da versão Android. Crédito: The Verge/Reprodução
Interface do xCloud para navegadores é semelhante à da versão Android. Crédito: The Verge/Reprodução

Por enquanto, as informações são de que apenas navegadores baseados em Chromium (navegador de código aberto do Google), como o Chrome e o Edge, da própria Microsoft, suportam o xCloud. Para os que não abrem mão de usar outros browsers, a boa notícia é que o “recurso” também deve ser embutido no aplicativo Xbox para PC no Windows 10.

‘Gambiarra’

Se a proximidade do lançamento do xCloud para navegadores é boa para usuários PC, ela é ainda melhor para quem tem um dispositivo iOS. É que o streaming de jogos não foi disponibilizado para iPhones e iPads por causa de uma limitação imposta pela Apple a serviços na nuvem.

Para se ter uma ideia, a Microsoft teria que “lançar” um app individual para cada jogo, com o xCloud servindo como um catálogo para reunir e dar acesso a estes aplicativos. A regra, claro, não foi bem aceita, ao ponto de a Microsoft classificá-la como “uma experiência ruim para os consumidores”.

O suporte dos navegadores, desta forma, servirá como uma forma de contornar as regras da Apple sem criar um conflito entre as duas empresas.

No Brasil, o xCloud está disponível desde novembro de 2020, necessitando apenas de um celular que rode Android 6.0 ou superior e uma boa conexão com a internet (estima-se que 25 MB de velocidade seja o ideal).

Via The Verge


Amazon Prime também é feito para jogadores!

Todo mês, obtenha itens exclusivos, jogos grátis, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e muito mais com sua assinatura Prime. Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Redator(a)

Bruno Felix é redator(a) no Olhar Digital

Redator(a)

Renato Mota é redator(a) no Olhar Digital