Diferentemente dos dispositivos Android, os iPhones não possibilitam a expansão de memória por meio de um cartão microSD. Por conta dessa limitação, é natural que os usuários observem perdas de desempenho à medida que a memória do dispositivo fique lotada. No entanto, o simples ato de limpar os dados do Safari e de outros aplicativos pode liberar espaço no iPhone e melhorar sua performance.

É importante lembrar que ao excluir os dados de navegação do Safari, por exemplo, o usuário perderá todos os arquivos, imagens, senhas, scripts e o histórico de navegação. O mesmo acontecerá se a ação for realizada com outros aplicativos instalados no iPhone.

Em contrapartida, ganha-se mais memória no dispositivo, já que muitos destes dados “invisíveis” aos usuários não são necessários para o funcionamento dos aplicativos e ocupam um espaço considerável na memória do iPhone.

Para saber como liberar espaço no iPhone, basta seguir os tutoriais abaixo. A boa notícia é que todas as ações podem ser realizadas em poucos minutos.

publicidade

Limpe o histórico, cache e cookies do Safari

Como o Safari é o navegador padrão dos dispositivos da Apple, excluir os dados de navegação pode ser uma boa maneira de liberar espaço no iPhone.

1 Vá em “Ajustes” e toque no app Safari;

2 – Escolha a opção “Limpar Histórico e Dados dos Sites”. Basta confirmar a ação novamente quando o dispositivo enviar a mensagem de double check.

Limpar histórico do Safari para liberar espaço no iPhone

Dica de ouro: Caso queira excluir os cookies, mas deseja manter o histórico de navegação, acesse “Ajustes” > “Safari” > “Avançado” > “Dados dos Sites” e toque em “Remover Todos os Dados”.

Se o usuário tem o Google Chrome como navegador padrão, a mesma ação pode ser feita para liberar espaço no iPhone. Basta abrir o browser, tocar em “Mais …” (localizado no canto inferior), acessar o “Histórico” e selecionar a opção “Limpar dados de navegação”.

Leia mais:

Limpe os dados dos aplicativos para liberar espaço no iPhone

Além de eliminar os dados dos navegadores, é possível fazer a ação em outros apps instalados.

01 – Acesse “Ajustes”, vá em “Geral” e toque em “Armazenamento do dispositivo”;

Página de armazenamento de memória do iPhone

02 – Selecione o app desejado e verifique se a aplicação permite apagar alguns documentos e dados. Em caso afirmativo, basta escolher a opção e deletar os dados do aplicativo.

Limpe o cache de apps

A opção é bem semelhante ao passo anterior e apenas alguns aplicativos dispõem da opção de limpar o cache.

01 – Entre em “Ajustes” e selecione o aplicativo desejado;

02 – Encontre a opção “Limpar cache” (caso o app disponha do recurso) e toque sobre ela.

Ainda existem outras maneiras para liberar espaço no iPhone como habilitar a exclusão automática de conversas antigas no iMessages ou mesmo deletar aplicativos não usados.

No entanto, as dicas acima darão um certo “alívio” para a memória de seu dispositivo.

Fonte: Business Insider