A Magazine Luiza deu mais um passo importante para otimizar suas operações no comércio eletrônico. Na última quarta-feira (7), a varejista brasileira anunciou a aquisição da SmartHint Tecnologia, empresa especializada em busca inteligente e recomendação de compra para e-commerce.

Por meio de ferramentas no modelo SaaS (Software as a Service), a SmartHint desenvolve tecnologia para otimizar a experiência de compras online que auxiliam as buscas do cliente — os serviços da empresa geraram R$ 620 milhões de vendas em 2020.

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Em comunicado ao mercado, a Magazine Luiza destacou algumas ferramentas da SmartHint: a busca inteligente (incluindo a pesquisa por voz), bem como as vitrines de recomendação e as ferramentas de retenção, que reduzem os casos de abandono de carrinho.

“Com a SmartHint, o Magalu irá ampliar ainda mais a assertividade da busca dentro do seu ‘superapp’ — que já conta com mais de 26 milhões de itens disponíveis”, destacou o comunicado da Magazine Luiza.

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Ilustração representando compras de e-commerce
Aquisição deverá alavancar as compras online da Magazine Luiza. Foto: cybrain/Shutterstock

Com a aquisição, a SmartHint passa a integrar o pilar estratégico Magalu as a Service (MaaS), que oferece tecnologia de busca e recomendação de produtos para milhares de sellers conectados à plataforma do Magalu.

Ainda de acordo com o documento, o negócio foi realizado pelo LuizaLabs, um laboratório de Tecnologia e Inovação que é controlado pela Magazine Luiza. Os valores da transação não foram divulgados.

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Momento oportuno

A divulgação da aquisição da SmarHint Tecnologia ocorre um mês após a Magazine Luiza anunciar um crescimento de 30,6% em seus lucros no último trimestre de 2020.

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O superávit de R$ 219,5 milhões foi fortemente impulsionado pela melhora nas vendas online e pelo aumento do faturamento com serviços.

A compra de uma empresa especializada em otimizar as transações de e-commerce pode alavancar ainda mais os números positivos da Magalu.

Isso sem contar que um levantamento da Worldpay from FIS estimou um crescimento de 56% do comércio eletrônico no Brasil até 2024. Mesmo diante da pandemia de coronavírus, o cenário parece favorável para um novo avanço da Magazine Luiza em 2021.

Fonte: Estadão/Valor Investe