A Nasa e a SpaceX anunciaram nesta quinta-feira (29) que o retorno da tripulação da Crew-1 à Terra foi adiado novamente. A partida da Estação Espacial Internacional (ISS) estava programada esta sexta-feira (30) com o pouso no Oceano Atlântico, próximo à costa da Flórida, no sábado (1º de maio).

O motivo, novamente, é o clima desfavorável, com ventos fortes na região acima dos limites estabelecidos para um retorno seguro. Equipes da Nasa e da SpaceX irão se reunir nesta sexta-feira (30) para analisar as próximas oportunidades de retorno da Crew-1.

publicidade

Segundo a agência espacial norte-americana, a cápsula Crew Dragon está em “excelente forma” na estação, e todos os tripulantes estão ocupados com pesquisas sobre a fisiologia humana, manutenção da estação e treinamento de emergência, além das atividades relacionadas à partida da espaçonave Crew Dragon “Resilience”.

Os onze astronautas atualmente a bordo da ISS. Ao fundo, a tripulação da Crew-2: Shane Kimbrough, Akihiko Hoshide, Thomas Pesquet e Megan McArthur. Ao meio, os tripulantes da Soyuz MS-18: Mark Vande Hei, Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov. À frente a equipe da Crew-1, que retorna em breve: Shannon Walker, Victor Glover, Michael Hopkins e Soichi Noguchi

É a segunda vez que o pouso da Crew-1 é adiado devido ao mau-tempo: ele estava originalmente programado para esta quarta-feira (28). Os astronautas estão preparados para uma chegada “dinâmica”, especialmente no momento da abertura dos paraquedas. Michael Hopkins afirma que estará feliz “se ainda tiver apetite” quando a cápsula atingir o oceano.

publicidade

“Com este novo veículo, e não tendo pousado antes, o importante é ter certeza de que você está um passo à frente da cápsula. Isso é algo em que todos nós temos focado nos últimos dias, nos preparando para o pouso, apenas repassando nossos procedimentos e nos certificando de que, quando entrarmos nessa sequência de eventos, estaremos prontos para ir”, afirma.

Ao pousar, os quatro astronautas terão de encarar a dura realidade da pandemia de Covid-19, que continua a assolar o planeta. “Na verdade, estaremos em semi-quarentena, que nem quando decolamos, porque quando voltamos nosso sistema imunológico está um pouco deprimido”, disse Shannon Walker. Os astronautas também estão ansiosos para tomar suas doses da vacina contra a doença, algo que segundo médicos da Nasa acontecerá de sete a dez dias após o pouso.

publicidade

Leia mais:

Atualmente a ISS está com lotação máxima e 11 tripulantes a bordo. São quatro da Crew-1 (Shannon Walker, Victor Glover e Michael Hopkins, da Nasa, e Soichi Noguchi, da Jaxa), três da Soyuz-MS 18 (Mark Vande Hei, da Nasa, e Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov, da Roscosmos) e quatro da Crew-2 (Akihiko Hoshide, da Jaxa, Shane Kimbrough e Megan McArthur, da Nasa, e Thomas Pesquet, da ESA). Hoshide é o comandante da estação durante a “Expedição 65”, a 65ª equipe a ocupar a estação.

publicidade

Fonte: Nasa