O Facebook intensificou sua campanha contra as atualizações de privacidade do iOS 14.5, da Apple e enviou um aviso aos usuários do seu aplicativo e também do Instagram no iPhone. A mensagem dizia aos clientes que as informações coletadas serviam para “ajudar a manter o Facebook gratuito”.
Os avisos apareceram como um pop-up no último sábado (1) e foram descritos pelo Facebook como “telas educativas”. Em nota enviada ao portal americano The Verge, um porta-voz da empresa disse que eles mostram mais informações sobre como os dados sobre anúncios personalizados eram usados para melhorar a experiência dos usuários.
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“Esta versão do iOS exige que solicitemos permissão para rastrear alguns dados deste dispositivo para melhorar seus anúncios. Saiba como limitamos o uso dessas informações se você não ativar esta configuração do dispositivo”, dizia o aviso.
“Usamos as informações sobre sua atividade recebida de outros aplicativos e sites para: mostrar anúncios mais personalizados, ajudar a manter o Facebook gratuito e apoiar empresas que dependem de anúncios para alcançar seus clientes”.
O que mudou?
Com as mudanças no iOS 14.5, os desenvolvedores de aplicativos precisam de consentimento expresso dos proprietários dos dispositivos para utilizar o Identificador para Anunciantes, um número único que é compartilhado e coletado entre os aplicativos.
Os desenvolvedores ainda poderão usar outras informações fornecidas pelo usuário para direcionar anúncios, mesmo que os usuários não tenham permitido o rastreamento pelos aplicativos. Porém, essas informações não poderão ser compartilhadas para o rastreamento de propaganda.
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Segundo a Apple, caso os desenvolvedores tentem contornar essa medida ou tentem trocar o Identificador para Anunciantes por um outro mecanismo do tipo, como um endereço de e-mail, por exemplo, isso será apontado como uma violação do requisito de aprovação da App Store. Essas regras se aplicam até mesmo aos aplicativos desenvolvidos pela própria Apple.
Críticas do Facebook
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Do lado do Facebook, as atualizações da Apple têm sido bastante criticadas, com o argumento de que as mudanças podem ser prejudiciais às pequenas empresas que, segundo eles, usam seu ecossistema para alcançar seus clientes.
O Facebook também defende que a Apple estaria encorajando modelos de negócios que são focados em assinatura em detrimento dos que utilizam a venda de anúncios para se financiar. Segundo ele, isso teria o potencial de aumentar os lucros da Apple, que poderia receber uma parte do valor pago nessas assinaturas.
E não é de hoje que a Apple é classificada como uma concorrente direta do Facebook: em uma reunião em janeiro, Mark Zuckerberg declarou que “a Apple tem todos os incentivos para usar sua posição dominante na plataforma para interferir na forma como nossos aplicativos e outros aplicativos funcionam, o que eles fazem regularmente para dar preferência aos seus próprios”.
O fundador do Facebook também acredita que as ações tomadas pela Apple têm o potencial de impactar “o crescimento de milhões de empresas em todo o mundo, inclusive com as próximas mudanças do iOS 14.5”.
Com informações do The Verge
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