A partir de quinta-feira (27), mais de 11 mil documentos pertencentes à obra de Vinicius de Moraes poderão ser consultados na íntegra por meio do site www.acervo.viniciusdemoraes.com.br. O portal, idealizado pela família do artista, tem a neta Julia Moraes como diretora e o sobrinho-neto Marcus Moraes como coordenador técnico e designer.

“O acervo é algo vivo, pois conta a história de uma vida e de como Vinicius percebia o mundo”, afirma Julia em entrevista à Agência Estado, relatando que o conjunto de documentos contém poesias, material de cinema e teatro, além de cartas pessoais de amigos do poeta.

publicidade
vinicius de moraes
Letra do clássico “Chega de Saudade”, manuscrita pelo poeta. O acervo digital contará com mais de 250 letras de música, além de outros materiais produzidos pelo artista. Imagem: Arquivo Pessoal

São mais de 250 letras de músicas, algumas delas com mais de uma versão. Alguns documentos manuscritos e datiloscritos (material produzido em máquina de escrever) revelam detalhes de seu processo de criação, ao longo de quase 50 anos. O portal só não contará com material em áudio e vídeo.

Entre as particularidades do rico acervo, estão cartas do ator e diretor Charles Chaplin e do cineasta Orson Welles. Em mensagem de 1949, Chaplin agradece o recebimento do primeiro número da revista Filme e promete enviar posteriormente uma foto autografada. Já Welles reafirma sua descrença nos jornais então editados pelo empresário William Randolph Hearst. “Eles noticiaram que eu caí de um andaime a três metros de altura e quebrei uma perna, mas, acredite-me, foi só um desejo”, escreve.

publicidade

Leia mais:

O vasto material, contendo a extensa produção intelectual do artista, que além de poeta também era músico, jornalista e dramaturgo, foi cuidadosamente arquivado e catalogado pela família. “Especialmente as irmãs Lygia e Laetitia, e o próprio Vinicius, sempre foram cuidadosos com os documentos, que estavam na casa dele, no bairro da Gávea”, conta Marcus.

publicidade

Desde 1992, o acervo pessoal de Vinicius de Moraes pode ser apreciado presencialmente no arquivo do Museu de Literatura Brasileira, da Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Com a criação do portal, fãs e pesquisadores poderão ter acesso on-line à produção do artista, em ordem cronológica. 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!