A Rovio, produtora de jogos finlandesa responsável pelo desenvolvimento de “Angry Birds”, um dos jogos para smartphones mais conhecidos do mundo, anunciou que está trabalhando para trazer a versão original dos jogos dos pássaros nervosos de volta às lojas de aplicativos do Android e do iOS.

O retorno foi anunciado por meio de um comunicado divulgado no site da desenvolvedora finlandesa, onde a Rovio se desculpou pela falta de transparência em relação à retirada da versão clássica do jogo. “Nós tiramos os jogos de Angry Birds de circulação e não dissemos nada e isso te decepcionou. Não é legal”, disse a produtora, direcionando-se aos fãs.

A empresa prometeu trazer de volta a experiência das versões clássicas do game para as novas gerações de smartphones, mas, ponderou que isso é algo que pode dar bastante trabalho para ser realizado, mas que os fãs ficarão sempre informados sobre as novidades no desenvolvimento.

Muitas versões de Angry Birds, como Classic e Seasons, foram retiradas da App Store, da Apple, e da Play Store, do Google, em meados de 2019. A justificativa da empresa foi que existe uma grande dificuldade em manter jogos para celular atualizados e relevantes dentro do cenário atual do mercado de tecnologias móveis, que necessita de desenvolvimento constante.

publicidade

Mudança de rota

Primeiro Angry Birds foi lançado oficialmente em 2009. Crédito: Rovio/Divulgação

Contudo, de acordo com a IGN, a Rovio parece ter mudado sua abordagem e, ao invés de apenas atualizar as versões antigas dos jogos, vai optar por reconstruí-los do zero, a partir da raiz. Este processo deve facilitar as atualizações necessárias com a evolução dos sistemas operacionais de dispositivos móveis.

Leia mais:

É uma manobra prudente, já que a primeira geração do game surgiu praticamente junto com a popularização dos smartphones, lá no fim da década de 2000, um cenário já superado há algum tempo. Se vai dar certo, ainda não se sabe, mas pode ser uma forma de uma das franquias de maior sucesso dos jogos para celular, que já foi para os cinemas duas vezes, voltar a ser relevante.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!