O primeiro caso de Covid-19 foi registrado em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. No entanto, o vírus poderia estar circulando no país dois meses antes, desde de outubro. É isso que indica um novo estudo publicado nesta quinta-feira (24).

Cientistas da Universidade de Kent da Grã-Bretanha estimam que o SARS-CoV-2 deve ter surgido pela primeira vez entre outubro e pouco mais da metade de novembro de 2019, na China. Em janeiro de 2020, quando o mundo começou a ficar em alerta por conta da doença, o patógeno já estava espalhado por diversos países.

Surgimento da Covid-19 na China em outubro de 2019

Isso mostra que, apesar do surto inicial ter sido em Wuhan, o vírus pode ter surgido em outro local do país asiático. A OMS reconheceu a possibilidade em uma pesquisa publica em conjunto com a China, onde é dito que há chances do SARS-CoV-2 ter aparecido de forma menos efetiva em outros locais antes de migrar para o mercado de frutos do mar.

Leia mais:

publicidade

Na pesquisa desta quinta, os especialistas pegaram dados de sequenciamento dos primeiros casos registrados da doença e as amostras não demonstravam ser uma versão original do vírus, e sim uma sequência de um patógeno que já estava em circulação. O artigo publicado nesta quinta na PLOS Pathogens ainda precisa passar por revisões.

“Por que os cientistas pediriam aos bancos de dados internacionais que excluíssem dados importantes que nos informam sobre como a Covid-19 começou em Wuhan?”, disse Alina Chan, pesquisadora do Broad Institute de Harvard. As amostras do vírus da Covid-19 coletadas na China ainda precisam passar por testes para que seja confirmada sua origem entre outubro de novembro de 2019.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!