Ministério da Saúde distribui mais 10 milhões de vacinas para todo o país

Gabriela Bulhões26/07/2021 19h27, atualizada em 31/10/2022 14h45
Imagem mostra um enfermeiro aplicando uma vacina em um jovem; ao fundo, aparecem outros enfermeiros
Crédito: Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Nesta segunda-feira (26), o Ministério da Saúde informou que vai distribuir mais 10,2 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todo o país. As remessas começarão a chegar a partir de hoje e a entrega de todos os lotes deve ser finalizada até a próxima quarta-feira (28).

Segundo a pasta, serão distribuídas 4,8 milhões de doses da AstraZeneca, 3,3 milhões da Coronavac e 2,1 milhões da Pfizer. Desde o início da vacinação, foram distribuídas 174 milhões de doses de vacinas para todo o país, por meio do Programa Nacional de Imunização.

Além disso, mais de 131 milhões de doses de vacinas foram aplicadas sendo  94.5 milhões da primeira dose e 37 milhões da segunda ou dose única.

Leia mais:

Créditos: Istock

Intervalo entre as doses de vacina da Pfizer deve ser reduzido, informa Queiroga

De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda (26) que é “muito provável” que a pasta anuncie a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina da Pfizer no Brasil. Assim, em vez de três meses até a segunda aplicação, o reforço deverá ocorrer no intervalo de 21 dias.

Na verdade, esse é realmente o tempo previsto na bula do imunizante da Pfizer, mas o Ministério da Saúde havia decidido, no passado, ampliá-lo para três meses, sob a alegação de que conseguiria imunizar mais rápido um maior número de pessoas com a primeira dose.

“Naquele momento, não tínhamos certeza da quantidade de doses de Pfizer que receberíamos neste ano e optamos por ampliar o número de vacinados com a primeira dose”, disse o ministro. “Mas, agora, temos segurança nas entregas e dependemos apenas da finalização do estudo da logística de distribuição interna dos imunizantes para bater o martelo sobre a redução do intervalo da Pfizer para 21 dias”, concluiu, afirmando que as simulações de logística já estão sendo finalizadas.

Para saber mais, acesse a reportagem completa no Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Gabriela Bulhões é redator(a) no Olhar Digital