Em meio à teleconferência de resultados realizada na última segunda-feira (26), que revelou o aumento nos lucros durante o segundo trimestre e a abertura da rede de carregadores Supercharger para outras marcas, a Tesla também anunciou notícias incômodas. Dois dos novos veículos elétricos mais aguardados pelos entusiastas da marca, a picape Cybertruck e o caminhão Semi, passarão por novos atrasos na produção.

Originalmente previsto para iniciar a montagem ainda este ano, o Semi começará a ser produzido apenas em 2022. De acordo com a montadora de Elon Musk, a nova fábrica em construção em Austin, no estado do Texas (EUA), que teria como foco a construção do caminhão elétrico, irá agora priorizar a produção do Model Y por conta de dois motivos: o SUV é considerado atualmente um sucesso de vendas a nível global, e também por conta da disponibilidade limitada de células de bateria e problemas de cadeia de suprimentos, ou seja, a escassez global de chips.

Caminhão elétrico da Tesla, o Semi, está finalmente prestes a entrar em produção. Imagem: Divulgação/Tesla
Caminhão elétrico da Tesla, o Semi, sofrerá atraso na produção. Imagem: Divulgação/Tesla

Quanto ao Cybertruck, a Tesla afirma que a produção só começará na fábrica de Austin “depois que a produção do Model Y engatar e estiver em pleno funcionamento”. Isso significa que poderíamos ver a picape elétrica em produção logo no início de 2022 – o que seria apenas um ano depois do planejado originalmente. De qualquer forma, a General Motors (GM) e a Ford serão as únicas marcas com lançamentos de modelos do tipo em 2021, com a GMC Hummer EV a F-150, respectivamente.

Apesar dos atrasos, a Tesla chama a atenção pelo trabalho impressionante em manter a produção existente em andamento em face dos problemas da cadeia de suprimentos mencionados e da pandemia de covid-19. Apenas este ano, a montadora construiu de 206.421 modelos no trimestre e também entregou um recorde de 201.304 veículos, embora tenha alertado que a falta de componentes terá um forte impacto nas entregas para o segundo semestre.

publicidade
Tesla Cybertruck
Cybertruck em cenário de paisagem. Imagem: Mike Mareen/Shutterstock

Leia mais: sobre a Tesla:

Fonte: Motor Authority

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!